quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aos infiéis, senhor, aos infiéis!


"Todos pela Liberdade" é o nome do grupo e de uma petição, que circula na Internet, e que quer explicações sobre a alegada tentativa de controle da comunicação social pelo Governo.
O protesto que começou domingo nas redes sociais materializou-se hoje na rua, com uma manifestação em frente ao Parlamento. Em menos de uma semana já quase 10 mil pessoas assinaram a petição.
Os cerca de 50 peticionários que hoje protestaram em frente à Assembleia da República não pedem a demissão do primeiro-ministro, mas querem que este dê explicações.
À excepção do PS, todos os partidos da oposição aceitaram receber os peticionários. Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, receberá os manifestantes noutra data.
"

O texto acima transcrito pode ler-se no site do Expresso.

Por ele, ficamos a saber que mais de 9950 dos peticionários que acham que a liberdade de expressão está em perigo em Portugal não se deram ao trabalho de passar pela AR, para expressarem na manif a sua indignação. E deixaram meia -dúzia de gatos pingados darem uma esquálida imagem de uma indignação que devia também pertencer-lhes.

Se realmente a liberdade de expressão estivesse em perigo não seria esta direita lavadinha e anafada , bem instalada na vida e muito "pecebes" que se daria ao trabalho de a defender. Com polícias, armas e poder à sua livre disposição esta direita é perigosa . Em democracia não, a não ser para a própria democracia.

Por mim, sinto-me bem num país em que aqueles de quem discordo possam manifestar-se publica e livremente como entenderem, mas fico com a vaga desconfiança de que se muitos daqueles lavadinhos tivessem o poder como gostavam, nunca eu conseguiria manifestar-me contra eles com a mesma natural tranquilidade com que eles agora se manifestam contra o governo do PS e o primeiro-ministro.

Disse-se que a manifestação tinha gente de direita e de esquerda, mas não vi um único rosto de gente de esquerda no video da manif e não deparei com um único nome de esquerda entre os promotores publicitados.Mas mesmo a direita mais caceteiro-intelectual ainda sente a necessidade de invocar a companhia de gente de esquerda para ganhar credibilidade.

Por último, quero sublinhar como acho comovente o saudável convívio, encorajado por múltiplos expoentes das várias direitas, com o PCP e com o BE, com os seus apoiantes e militantes, no âmbito da grande cruzada contra os infiéis (perdão contra o Partido Socialista). Ontem, eram esconjurados, como possíveis parceiros de poder democrático do PS, como se levassem o diabo para dentro das áreas do poder. Inventaram até aquela treta do arco constitucional, para os excluírem. Hoje, acarinham-nos com ternura numa lua de mel desvanecedora. Valha a verdade que os apoiantes do PCP e do BE mostram não ser rancorosos e aceitam a corte com bonomia e visível agrado. Acho realmente comovente.

E só assim compreendo que, além dos seus naturais parceiros do CDS e do PSD, o PCP e o BE também se tenham disponibilizado para receberem essa tropa fandanga de "pecebes".

Sem comentários: