sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O PS em Coimbra



Volto a falar no Politicaehouse, desta vez para transcrever com a devida vénia um comentário assinado por Politicae, por me parecer que, esclarecida e concisamente, diz o essencial do que significa na actualidade a pugna que se avizinha na Federação de Coimbra do PS:



COMENTÁRIO POLITICAE:

"É o que sempre digo. A política não se consegue fazer sem cinismos, contradições, mentiras.
Mário Ruivo deu um passo atrás. Disso não há a menor dúvida. Há cerca de 6 meses ligou a todos os presidentes de concelhias do PS e outras figuras a assumir-se como candidato. Assumiu-se como candidato à distrital e nessa altura não quis ouvir os militantes. Assumiu-se e ponto final.
Não vale a pena o cinismo de quem deu um passo maior que as pernas há 6 meses atrás para agora fazer a parte do "jovem", já não tão jovem, dialogante que quer ouvir os militantes como se fosse um "senador", como se fosse alguém cheio de provas dadas que agora faz o favor de "ajudar" o PS-Coimbra! Não é nada disso.

É bom recordar duas coisas: uma, o "jovem"Ruivo" até hoje sempre dormiu com o "inimigo". E mesmo quando avançou com uma candidatura à Concelhia contra Luís Vilar, recordamos que nenhuma oposição lhe fez no órgãos onde as oposições deveriam fazer algo: a comissão política concelhia.
Também é bom lembrar que nessa altura Ruivo não podia fazer muita frente a ninguém pois profissionalmente estava numa situação complicada, não era, digamos, economicamente independente o suficiente para dizer o que pensava e o que verdadeiramente achava melhor para o PS de Coimbra.
É lixado ter memória!
Quando Victor Baptista decidiu avocar todas as escolhas autárquicas dos concelhos do distrito de Coimbra, nunca ouvimos Mário Ruivo. Aliás, não sabemos se é contra ou a favor.
Mas sabemos que nessa altura ele era oposição na Concelhia de Coimbra, na Comissão Política respectiva, e nada disse.
Ah!, claro, fez um acordo com Luís Vilar e "meteu" algumas das peças que o apoiaram na lista da Assembleia Municipal de Coimbra, ou seja concorreu para ganhar posição negocial. Não para mudar realmente as coisas!
Ou seja, temos aprendiz de jogador e sinceramente o problema do PS em Coimbra é precisamente falta de credibilidade, falta de competência e jogadas políticas a mais.
Quanto a Victor Baptista, apesar de nada dizer é sabido que anda a visitar as concelhias que mais peso têm no aparelho distrital e a dizer mal de Mário Ruivo e Luís Marinho. Victor Baptista representará mais do mesmo. É a continuidade.
Se vencer, só poderemos dizer que o PS tem a liderança que merece, não se queixe depois.
Quanto a Luís Marinho, pensamos que, de longe, é o mais preparado, o mais credível e o melhor que poderia acontecer ao PS. Temos a certeza que apesar das picardias dos últimos tempos saberia unir os militantes do PS, juntando todos e atribuindo funções a todos, mas precisa de um clique que o faça candidato vencedor.
O PS - Coimbra teria muito a ganhar: credibilidade, respeito, capacidade de intervir do ponto de vista nacional, sólido e consistente, temos a convicção de que saberia fortificar de novo o PS-Coimbra como ele já foi no passado.
Porém, achamos que onde ele estaria melhor era como candidato à Câmara Municipal de Coimbra. Não temos grandes dúvidas em como venceria as eleições. As pessoas já aprenderam a sentir onde está a credibilidade, o respeito, a capacidade, a competência e a respeitabilidade".

Sem comentários: