terça-feira, 3 de maio de 2011

SOB INTENSO NEVOEIRO



A comunicação de Sócrates deixou as oposições sob intenso nevoeiro. É certo que não tirou coelhos ( salvo seja!) da cartola, nem sugeriu paraísos ao virar da esquina. Não anunciou o gesto brusco que nos libertasse do garrote da finança internacional. Limitou-se a mostrar que os gilós de seviço exageravam largamentre, quando prometiam infernos como único futuro ao alcance dos portugueses.


Já ouvi a reacção do último fantasma vivo do cavaquismo, ressuscitado para tomar conta do Passos. Avaliou o resultado anunciado das conversações com a troika, sem conseguir deixar de dizer que era um bom acordo. Mas teve que tartamudear um esconso autoelogio do PSD, sem estar muito certo se estava virado para o sul, para o norte, ou simplesmente do avesso. É a linha tarã-tã-tã; embora conste que está em preparação uma nova carta com todas as perguntas que já foram respondidas, para saber se as respostas são as mesmas.


Quanto ao mano Portas que é Paulo, comentou com grande sentido de Estado a comunicção de Sócrates: "Isso não tem importância nenhuma. O importante é que eu quero ser o próximo primeiro-ministro". Os lusitanos exultaram e uma brisa de contentamento inaudito soprou nas altas mesas dos "pecebes" da nossa sociedade.


As esquerdas notarialmente reconhecidas como as únicas autênticas ( é certo que cada uma à sua maneira) têm uma posição simples, directa e clara: bum! Arrasam o Sócrates, o FMI, o BCE e a União Europeia. Se pudessem agarravam na terra e deitavam-na fora.


Pela minha parte, afasto-me pé ante pé, antes que leve alguma cabeçada. A coisa está preta. Os tempos estão difícieis; os milhafres da finança internacional pairam. Mas talvez o Zé Povinho lhes faça o "manguito". E principalmente: talvez não seja ainda desta vez que a coelhada vá ao pote.


E para cúmulo, alguns soldados americanos mataram o Bin Laden em legítima defesa, falta apenas um simples milagre para um ex-Santo Padre ser realmente Santo, o barcelona amansou os madrids versão mourinho e os "andrades" esperam ansiosamente os "lampiões" para os tosquiarem de vez. E mais do que isto vai começar a queima e coimbra vai apanhar uma das que só passam com amoníaco. O Sócrates pode ficar descansado: a troika vai pescar para o alqueva, o último fantasma do cavaquismo só lhe vai escrever mais três cartas, o Portas de direita vai ter o apoio entusiasta da mamã para ser primeiro-ministro, quanto mais não seja, quando for grande; e as oposições à esquerda são contra como lhes compete.


Não me afastei como devia: levei mesmo uma cabeçada! Desculpem!

3 comentários:

horta pinto disse...

O ex-Santo Padre já fez o milagre!
http://www.destak.pt/artigo/94166-morte-lider-al-qaida-e-primeiro-milagre-de-joao-paulo-ii-presidente-peru?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DestakRSS+%28Destak.pt%29

horta pinto disse...

Não consigo fazer links! Por isso vou antes copiar a notícia do "Destak" frustradamente linkada:

O presidente do Peru, Alan García, afirmou hoje que a morte de Usama bin Laden é “o primeiro milagre” do Papa João Paulo II, que foi beatificado no passado fim-de-semana, noticia a Efe.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Rui Namorado disse...

Com muitos milagres desses,há o risco de repetição da história do célebre romance policial de Leslie Charteris: " O Santo vai para o inferno".