segunda-feira, 2 de maio de 2011

ESQUERDA SOCIALISTA

Verifiquei que a estrutura de coordenação da corrente de opinião interna do PS, Esquerda Socialista, deu por consumada a desvinculação da corrente dos vinte e um elementos que constituiam o Núcleo de Coimbra, a pedido deles. Considero, por isso, que nada impede agora que seja tornada pública essa desvinculação.

De facto, a seguir ao Congresso do PS, foi enviado por mim em representação dos membros do Núcleo de Coimbra para a Comissão Coordenadora Nacional da COES o seguinte texto:


"Coimbra, 21 de Abril de 2011


À Comissão Coordenadora Nacional da COES,

Caros Camaradas:

1. No mais recente Plenário Nacional da COES, para além de ter sido tomada uma decisão importante e estratégica, que mereceu o desacordo de todos os elementos de Coimbra presentes, ficou clara uma diferença de atitudes políticas em face do partido e da conjuntura que atravessamos.

Nomeadamente, viu-se que a intensidade do nosso cuidado em nunca sermos objectivamente confundíveis com os adversários externos do PS, em nunca deixarmos que possa sequer parecer que somos absorvidos pela agenda política e pelos argumentos da direita, não era partilhada por muitos, nomeadamente, por alguns dos presentes, quer com papel liderante na reunião, quer com apreciável visibilidade mediática.

Paralelamente, foi também nítida a diferença entre o registo ideológico e político da maioria conjuntural, mas muito expressiva, encontrada nesse Plenário (a qual, aliás, marcou o rumo da corrente para os próximos tempos) e o do núcleo de Coimbra, nomeadamente, quanto ao que deverá ser uma estrutura deste tipo dentro do PS.

O que aconteceu desde então não trouxe qualquer dado novo susceptível de atenuar essa distância que, por isso, se conserva bem marcada.

2. Na sequência disso, teve recentemente lugar em Coimbra uma reunião plenária do respectivo núcleo distrital da COES, na qual todos os presentes decidiram desvincular-se dela. Foram individualmente contactados todos os camaradas que não participaram na reunião, para se saber quem assumia a posição tomada.

Foi ainda decidido nessa reunião que, uma vez apurada com segurança a posição de todos os inscritos na COES em Coimbra, ela seria comunicada à Coordenadora Nacional, por mim.

É o que estou a fazer, quando vos digo que se desvincularam da COES os seguintes membros do núcleo distrital de Coimbra, os quais aliás correspondem à totalidade dos vinte e um inscritos:
(..... ..... ....... .......)

3. Em meu nome e em nome deles, peço-vos pois o favor de eliminarem os nomes atrás mencionados dos ficheiros da COES e de os retirarem da listagem dos membros de Coimbra da Esquerda Socialista que consta do vosso site.

Esperamos que o vosso trabalho seja profícuo e possa contribuir para o desenvolvimento do PS. Pela nossa parte, estamos a elaborar um documento político que projecte no presente o que de essencial é a herança ideológica e política da “Margem Esquerda”, para, com base nele, constituirmos um novo clube político ou uma nova corrente de opinião dentro do PS.

Peço-vos o favor de acusarem a recepção desta mensagem, da qual será dado conhecimento a alguns outros camaradas.

Com as mais cordiais saudações
Rui Namorado"

Sem comentários: