quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Um silêncio chamado Kosovo!


1. O "Jornal de Notícias" de hoje anunciou um transcendente evento : "Cavaco Silva recebe Ferreira Leite".


E esclarece: "O Presidente da República, Cavaco Silva, recebe esta tarde a direcção do PSD. Manuela Ferreira Leite solicitou a audiência com carácter de urgência por causa do Kosovo, segundo fonte social-democrata."


Com carácter de urgência!!- não esqueçam!


E por causa do Kosovo. Do Kosovo !- notem bem. Viram o alcance ? O Kosovo...


Pode dizer-se com propriedade: vai longe!


2. Este é o tempo em que o território da Drª Manuela está em chamas. As praças financeiras parecem incendiadas. Os circunspectos economistas, que não se esconderam ainda, bruxuleiam coisas profundas. Dela, espera-se o fulgor da solução, a palavra decisiva, o diagnóstico certeiro, a visão de longo alcance, percuciente e subtil.


Foi então que um frémito de emoção varreu as redacções, insinuando-se nos telejornais. E um vento de ansiedade acordou as multidões agitadas: A Senhora vai a Belém! Vai a Belém! A Belém!


E, por fim, soube-se: Kosovo.
A inefável Dama de Cinza despertara do seu pesado silêncio; não para falar da crise económica, do descalabro da banca, do pânico nas Bolsas. Não foi sequer oferecer, ao seu amigo Presidente, a sua coruscante competência genérica em matéria económica. Como águia silenciosa, escapada às servidões terrenas, pairou, pairou, pairou, até se abater, fulminantemente, sobre o Kosovo!


O seu circunspecto Borges teve um sobressalto de pensamento profundo e quase relampejou de preocupação. Quanto ao Dr. Menezes, limitou-se a um espreguiçado sorriso de prazer, a um daqueles sorrisos de gibóia, que saboreasse de antemão uma presa que sabe que já lhe não pode fugir.

Por mim, perdido neste labirinto que nos desafia, apenas quero dar um viva:
Viva a costela albanesa da Drª Manuela!

Sem comentários: