quarta-feira, 1 de agosto de 2018

SONDAGENS AO LONGO DE UM ANO



SONDAGENS AO LONGO DE UM ANO

Vale a pena olhar para o conjunto das sondagens, quanto às intenções de voto para as legislativas, publicadas em Portugal desde o início de julho de 2017 até ao fim de julho de 2018. Consideraremos as que foram feitas pela Eurosondagem e pela Aximage, as duas empresas que as fizeram sistematicamente durante esse período. Estão em causa 23 sondagens, das quais 13 da Aximage e 10 da Eurosondagem, feitas ao logo de 13 meses.

Se tivermos em conta o conjunto das sondagens, o PS oscilou entre um máximo de 45,1% e um mínimo de 38,1%; o PSD entre 28,7 % e 23,6 %; o BE entre 10,6% e 7,7 %; a CDU entre 8,9 % e 6,9%; e o CDS entre 7,5% e 4,2%. Separadas, as sondagens das duas entidades apresentam algumas diferenças.

Na Aximage, o PS oscila entre 45,1% e 38,1 %, na Eurosondagem varia entre 40% e 42%. Já quanto ao PSD a variação é entre 28,7 % e 23,6%, na Aximage; e de 28,7% e 27,3%, na Eurosondagem. Quanto ao BE, na Aximage, oscila entre um máximo de 10,6 % e um mínimo de 7,7%; e na Eurosondagem, entre 9,5% e 7,7%. Por seu lado, a CDU varia entre 8,9% e 6,9 % na Aximage; e entre 7,8% e 6,9% na Eurosondagem. Por último, o CDS, na Aximage, oscila entre 7,2% e 4,2 %; e na Eurosondagem, entre 7,5 % e 6%. A soma dos partidos de direita (PSD+CDS), na Eurosondagem varia entre 35,5% e 33,3%;na Aximage entre 35,1% e 28,9%.

Comparando os resultados obtidos pelas duas entidades, verifica-se que a variação entre os máximos e os mínimos é maior na Aximage do que na Eurosondagem.
Pressupondo que não ocorram situações extremas, que revolvam em profundidade as preferências eleitorais do último ano, e olhando para o conjunto dos resultados, pode concluir-se que é provável que o PS seja o partido mais votado, podendo mesmo ter mais votos sozinho do que a soma dos partidos de direita. Mas será difícil e improvável que chegue à maioria absoluta.

Já o PSD, consistentemente abaixo dos 30%, vê agravada a sua situação pelo facto de a sua soma com o CDS não ter chegado em nenhuma sondagem aos 36%. Está assim longe de um bom resultado, tal como do governo. O efeito Rui Rio, como consequência de uma novidade hipoteticamente esperançosa, parece assim não ter passado de uma miragem. No caso do CDS, a aspiração de Cristas de ser levada a sério como candidata viável à liderança do Governo da República cobriu-se de ridículo.
Genericamente, o potencial eleitoral do BE e da CDU manteve-se estável, com oscilações não significativas. Em conjunto, atingem intenções de voto que tendem a não baixar dos 15% e a não exceder os 18%. Tal como o PS, não parecem ter sido prejudicados pela celebração do acordo que sustenta o governo atual. Ao contrário, os três tendem a somar em regra mais de 55% das preferência dos eleitores, quase sempre mais de 20% acima do bloco de direita.

Sublinhando o sentido dos comentários feitos, as sondagens mais recentes revelam uma tendência ascendente do PS, ainda que ligeira; uma perda ligeira do PSD; uma estabilidade relativa do BE e da CDU; e um impulso de subida do CDS, conquanto pouco significativo.

Num estudo de opinião recentemente tornado público, ficou clara a preferência dos eleitores do PS, do BE e da CDU, pela continuidade do atual acordo político. Confirmou-se assim a ideia de que é eleitoralmente muito arriscado romper o acordo presente para qualquer dos seus protagonistas. Risco especialmente grande para quem for o causador da rotura, sendo certo, no entanto, que mesmo os partidos que o não tivessem causado poderiam ser fortemente penalizados, pelas consequências 
devastadoras do confisco objetivo ao povo de esquerda de um horizonte de esperança.
As negociações orçamentais, as lutas sindicais e o grau de acrimónia que as envolva, bem como as decisões que o Governo for tomando não podem deixar de ter em conta tudo isso. 

Se a solução portuguesa começa a ser vista como esperança noutros países europeus, seria caricato e trágico que fossemos nós a deixá-la escapar entre os dedos.

Sem comentários: