quinta-feira, 30 de abril de 2009

Homenagem aos meus pais


Hoje é para mim um dia pessoalmente especial. Por isso, resolvi ir buscar ao meu livro “Sete caminhos”, publicado pela “Fora do Texto”,em 1996, um poema de homenagem aos meus pais .É, verdadeiramente, um poema próprio para este dia. Não deixei de o poder assumir. O meu pai já o não leu. Felizmente, a minha mãe pode continuar a lê-lo ainda hoje.

A MEUS PAIS

Não inventaram por mim o meu futuro,
mas estiveram comigo, passo a passo,
respirando o meu ar, experimentando o meu tempo.

Aqui me deixaram com coragem e prudência,
nas emboscadas soltas da vida,
confiando em mim quase em excesso.

No tempo dos vampiros não me ensinaram o medo,
no momento de resistir não me ensinaram a cobardia,
nos túneis da tristeza lembraram a alegria.

Aqui me construíram ano a ano,
ensinando-me em silêncio dignidade e esperança,
dando-me pés e sonho, não caminhos.

Por isso, este caminho que percorro,
sem heroísmo, mas sem medo,
com angústia, mas sem desespero,
com prudência, mas sem hesitação.

Por isso, me estão vedados ódio e cobardia,
e a saudade não fecha o meu futuro.

[ Rui Namorado]

Sem comentários: