sexta-feira, 18 de abril de 2008

O Grande Ilusionista



1. O PSD é um partido peculiar: é um grande ilusionista da política. Mas é um ilusionista naturalmente mais eficaz como oposição do que como Governo. Como Governo, embora mantenha a pose , o estilo do ilusionista que faz de conta, enfrenta a imediata contraprova das consequências palpáveis do que realmente faz, retirando assim poder de ilusão ao que gostaria de nos fazer crer que está a fazer. Na oposição, ele é grande tirador de coelhos da sua velha cartola e, quando o público atento lhe descobre o truque, muda agilmente de estilo ou de protagonista. Parece ser o que está a acontecer.


2. De facto, só neste contexto se pode compreender o sentido mais fundo do grande gesto do Dr. Menezes. No entanto, deve sublinhar-se que, o facto de o PSD mostrar como rosto dominante o de grande ilusionista, não quer dizer que ele não possa ter êxito no fabrico de ilusões.

Já o teve no passado em mais do que uma circunstância. Pode voltar a tê-lo no futuro. Ou seja, o facto de se estar perante um "grande ilusionista" não significa que não haja quem seja realmente iludido. Por isso, andaria bem o PS se agisse com todo o cuidado nesta conjuntura que, podendo ser-lhe favorável, não é certo que realmente o venha a ser.


3. Voltemos ao gesto do Dr. Menezes. Num golpe rápido e simples surpreendeu os graves notáveis que se haviam começado a mexer. Quando julgavam ter começado a distribuir cartas para um jogo que se ia arrastar por meses, viram que afinal o baralho era outro e o jogo não seria aquele que tinham programado. É a diferença entre um combatente político e a seráfica corte de gestores de carreiras que o tem procurado corroer.


Menezes, provavelmente, escolherá, em função dos sinais e dos movimentos da baronagem laranja, um de dois caminhos: ou aceitará, por irresistível pressão das bases, o sacrifício heróico de uma nova candidatura; ou abrirá caminho para que alguém do seu campo em sentido lato se disponha a enfrentar os candidatos -barões.


No primeiro caso, esta demissão relâmpago servirá para vitaminar a sua própria liderança e para confrontar os seus adversários com o que mais temem, a refrega política, a luta aberta pelo apoio das bases. No segundo caso, terá reduzido drasticamente as hipóteses de vitória de qualquer barão contra qualquer candidato que seja visto como seu "herdeiro".


Em qualquer caso, com um Menezes recauchutado , com um neo-menezista ou com um improvável anti-menezista, o "grande ilusionista" apresentar-se-á em palco como se estivesse a chegar de novo.

Arrasará o governo e prometerá o paraíso. Para ganhar as eleições que se avizinham, encomendar-se-á a todos os santos como um pagador de todas as promessas, mas não renunciará a vender a alma ao diabo, se for caso disso. Os seus erros e as suas limitações serão guardados num baú de esquecimento. Nada terá a ver consigo próprio, com o que foi até ao minuto anterior. Terá nascido naquele momento: límpido e esperançoso.


4. O PS não se poderá esquecer de tudo isto e certamente terá a inteligência táctica para lhe responder adequadamente.

Mas o PS, só por ligeireza não valorizará devidamente um sinal estratégico que aflorou nas palavras mais recentes de Menezes: a valorização da soberania dos militantes, traduzida não só na vida interna do partido, mas também em mecanismos democratizadores, semelhantes às eleições primárias, para escolha dos candidatos do partido a todas as eleições.


5. Se continuar preso ao curto prazo, o PS corre um risco crescente de ser surpreendido ou ultrapassado, em aspectos decisivos da qualificação da nossa democracia. Seria bom que valorizasse alguns sinais que podem ser premonitórios.


Há vários anos que muitos socialistas têm vindo a insistir na necessidade política de que se façam eleições primárias para escolher os candidatos do PS, bem como a urgência em tornar as eleições internas do PS realmente limpas e justas. Se a inércia continuar, se os responsáveis continuarem indiferentes ao que se prenuncia, neste campo, a partir do exterior, estarão apenas a recusar-se a fazer por sua livre iniciativa, ponderadamente, nos seus próprios termos aquilo que virão a ser forçados a fazer, mais ano menos ano, empurrados pelas circunstâncias ou, o que é pior , a reboque da iniciativa de um ou outros partidos.

Sem comentários: