quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Eleições em Espanha


Segundo uma sondagem recentemente divulgada, em Espanha, os socialistas do PSOE alargaram a sua vantagem sobre a direita, podendo até chegar à maioria absoluta (+ de 176 lugares).
Os partidos regionais ( CiU - Convergência e União - Catalunha); ERC - Esquerda Republicana da Catalunha; PNV - Partido Nacionalista Basco ) teriam os resultados acima apontados, tal como o PP ( Partido Popular). Por seu lado, a Izquierda Unida (inclui o PCE), que não está incluída no quadro acima publicado, manteria os seus actuais 5 deputados. Pode haver partidos regionais ( Andaluzia, Navarra, Canárias )que consigam eleger deputados, mas em número inferior aos que são acima citados.
Como nota a reter, temos o facto de não aparecer nas sondagens como podendo fazer eleger deputados o novo partido político espanhol, criado em 2007, o qual pretendia ocupar um espaço intermédio entre o PSOE e o PP.
De facto, em 2007, foi constituído em Espanha um partido, a União Progreso e Democracia (UPyD), cuja figura política mais destacada era Rosa Dìez, anterior dirigente do PSOE , mas que contava com alguns outros vultos de relevo na vida política e cultural espanhola, como é o caso do filósofo Fernando Savater.

Sem comentários: