terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

UMA NOTÍCIA QUE MUITO ME HONROU

 



FEUC cria Fundo Rui Namorado em Economia Social

     ( No passado dia 11 de fevereiro , em Coimbra no Jornal Campeão foi publicada                esta noticia que muito me honrou )

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) iniciou, hoje (11), mais uma edição da pós-graduação em Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade.

A conferência de abertura do curso, a 13.ª edição, realizou-se às 14h30 na Sala Keynes da FEUC. O orador convidado, João Salazar Leite, antigo dirigente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), membro do Conselho da Social Economy Europe (SEE) e recentemente distinguido com o Prémio de Economia Social da União Europeia, da iniciativa da SEE, abordou o tema “Economia social em Portugal e na Europa: uma visão do passado ao futuro”.

Na mesma sessão, o director da Faculdade, Álvaro Garrido, anunciou a criação do Fundo Rui Namorado, designação do acervo bibliográfico do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), que reúne mais de 3000 livros sobre a economia social e solidária, nas suas diversas perspectivas disciplinares e tradições teóricas, e que integra a Biblioteca da FEUC.

Através desta iniciativa e da vinculação de um extraordinário fundo bibliográfico das bibliotecas da Universidade de Coimbra ao nome de Rui Namorado, a FEUC pretende homenagear um dos seus docentes mais prestigiados e invocar o seu extraordinário contributo para o estudo dos temas de economia social e do cooperativismo.

Professor Associado aposentado da FEUC, fundador do CECES e da Pós-Graduação em Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade, Rui Namorado junta à sua dimensão intelectual e cívica uma obra ímpar no campo da economia social, composta por livros, artigos, projectos de investigação e numerosas conferências. Salienta-se ainda o seu trabalho de juscooperativista e o brilho dos seus escritos teóricos e doutrinários na área da economia social. Segundo Álvaro Garrido, director da FEUC, “esta iniciativa constitui um tributo ao professor Rui Namorado e um incentivo à continuidade e renovação do ensino e da investigação sobre temas de economia social, área em que a FEUC sempre assumiu um papel de grande dinamismo e alcançou reconhecimento nacional e internacional”.



1 comentário:

António Gomes Marques disse...

Parabéns Rui, fico muito agradado com o acontecimento. Afinal, ainda vai havendo alguma Justiça neste nosso mundo!
Um beijo para a Fernanda, um abraço para ti do
António