domingo, 21 de novembro de 2021

UMA RESSONÂNCIA POÉTICA DE COIMBRA.

“A cidade do tempo”─ Rui Namorado

[NOVIDADE LÁPIS DE MEMÓRIAS ]

 Livro  que é uma ressonância poética de  Coimbra 

P.V.P.: 12.60 euros

Pode encomendar o livro, com 10% de desconto e portes gratuitos, para geral@lapisdememorias.com 

 

 


O livro abre com a Nota Introdutória que a seguir transcrevo.

"O corpo central deste livro é constituído por um conjunto de poemas que são uma ressonância poética de Coimbra. Compõem-no duas partes. A primeira repercute a cidade como um todo; a segunda inclui ecos e memórias de pessoas que viveram em Coimbra, mais ou menos tempo, e de acontecimentos ou entidades que a envolveram ou envolvem.

Neste corpo central do livro, que aliás lhe dá o nome  A Cidade do Tempo ─, incluo alguns poemas já publicados em livros anteriores. Quando isso acontece, logo a seguir a cada um desses poemas vem mencionado o título do livro e a sua data de publicação.

Cada um destes poemas foi escrito na sequência de um impulso autónomo, alheio a qualquer intenção de o integrar num todo. A decisão de os organizar como conjunto e de os publicar como corpo central de um livro é uma homenagem à cidade ao seu povo e à sua história, mas também aos estudantes de Coimbra e à sua academia.

Este livro compreende também uma vertente complementar que, embora radicada na mesma vivência, na mesma experiência e na mesma criatividade não reflete Coimbra, explicita e diretamente. Tem a designação conjunta de “Outros Poemas”. Esta diversidade não propositada talvez possa ser lida subliminarmente como sugestão de que Coimbra é uma cidade estruturalmente aberta, cuja identidade mais profunda se radica nessa abertura.

                                        Rui Namorado

                                   ( Coimbra, 14 de julho de 2021)

Sem comentários: