quarta-feira, 8 de maio de 2019

Deputadas no seu labirinto.




Eis um grupo de deputadas do BE, do PCP, do PSD e do CDS num diligente trabalho de grupo a prepararem na Assembleia da República, em sede de especialidade, a versão final da proposta sobre contagem do tempo de serviço dos professores. O resultado dessa concertação viria a provocar a tomada de posição do Governo que informou que se demitiria se essa proposta fosse aprovada ena Votação Final Global. Uma deputada do PSD e outra do CDS, depois da reunião, gabaram-se perante as câmaras de televisão, de que cada um dos respetivos partidos tinha sido decisivo no alcançar da proposta em causa, com a qual exultaram.

Eis se não quando, algum tempo mais tarde, os líderes desses dois partidos de direita vêm dizer que era uma mentira do Governo que tivesse acontecido aquilo que acabamos de referir. Ou seja, nós não tínhamos visto aquilo que tínhamos visto, já que aquilo que tínhamos visto era afinal apenas uma grande  mentira do Governo.

Foi também comovente  vermos  a líder do BE apelar ao PS para não se conluiar com a direita. E para dar mais realidade a essa frondosa  cominação,  para dar mais força e verosimilhança ao seu apelo, atrevo-me a sugerir que recorra a uma das deputadas do BE que na foto acima reproduzida foram apanhadas num flagrante  tricotar do acordo com o PSD e o CDS.

Por último, fiquei muito  impressionado com a alegação do PCP de que a posição do Governo era um gesto eleitoralista destinado a tornar mais provável uma maioria absoluta. É que essa imputação era afinal o reconhecimento tácito de que a posição tomada pelo Governo era suficientemente acertada e boa para fazer crescer o apoio eleitoral. na esteira de um  aumento de popularidade. Ora, ninguém ganha prestígio popular cometendo erros políticos. Não é por isso  lógico  considerar que na raiz de uma asneira política esteja  a sofreguidão em  ganhar votos.

Numa palavra, olhando-se  para aquela comovente imagem de uma virtuosa conspiração contra o Governo tecida por deputadas do BE, do PCP, do PSD e do CDS , hoje já se pode pensar :”Foram à lã e acabaram tosquiadas”.

Sem comentários: