domingo, 11 de março de 2018

O PS em Coimbra ─ algumas ideias




O PS em Coimbra ─ algumas ideias

Ser militante de uma Federação como a de Coimbra,  em que mais de 4000 socialistas participaram num processo eleitoral interno, valoriza o peso político de cada um deles, no quadro geral do Partido, independentemente das posições que tenha assumido na disputa interna.

Isto parece uma trivialidade, mas é um alicerce muito importante para o que quer que se faça a seguir. Quer no plano externo, quer internamente.Neste, especialmente em termos comparativos, em face da dimensão de outras Federações. Todas elas naturalmente têm igual dignidade e são todas credoras de uma mesma consideração. Mas em tudo o que tenha a ver com a importância relativa de cada uma não é legítimo ignorar-se a sua amplitude.

Não esqueçamos, no entanto, que uma coisa é 4000 militantes projetarem uma imagem de conjunto, embora de um conjunto multicolor, outra coisa é esse conjunto ser fonte de várias projeções menores e separadas.

 Por isso, é indispensável conseguirmos conjugar cada vez melhor uma clarificação sem ambiguidades daquilo em que divirjamos, quando for tempo de escolha interna, com uma convergência  sem reservas  num feixe comum, quando for tempo de afirmação, em face de tudo o que nos seja exterior. 

É preciso que deixemos as nossas vozes  combaterem-se ,quando for caso disso, mas sempre cientes que haverá um tempo em que a nossa razão de ser como Partido nos levará naturalmente a fazer convergir numa só as vozes que antes se haviam defrontado.

Agora que se decidiu a liderança no plano distrital  e se caminha para um Congresso, seria bom que o que atrás se diz merecesse alguma reflexão.

Sem comentários: