segunda-feira, 5 de março de 2012

HORIZONTES DA ECONOMIA SOCIAL - colóquio

Colóquio
Horizontes da Economia Social
- 9 e 10 de Março de 2012 -

Este colóquio decorre na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, contando com a colaboração da CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), que é diretamente responsável pelo seu segundo dia. Insere-se no programa das comemorações em Portugal do Ano Internacional das Cooperativas. É também a abertura do curso de Pós Graduação em "Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade", patrocinado em exclusivo pelo Montepio.

Todos os interessados estão convidados.

Local:
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)
Av. Dias da Silva, 165

3004-512 Coimbra


1º dia

Sexta-feira - 9 março 2012 – com início às 15 horas
Conferências proferidas por:



- Prof. Doutor Jean-Louis Laville (Conservatoire National des Arts et Métiers - Paris) - "L’Économie Sociale et Solidaire. Nouveaux enjeux, nouvelles perspectives".



- Dr. Eduardo Graça (Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social CASES) - "Economia Social e os Desafios do Presente."



- Prof. Doutor Rui Namorado (Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC) - "A Economia Social como Horizonte."


2º dia
- Sábado – 10 de Março de 2012 – com início às 10 horas
Sessão Aberta de Debate "Experiências Cooperativas Vivas"
– com a participação dos alunos da pós-graduação e convidados


Objetivo: No âmbito do colóquio de abertura da Pós Graduação "Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade" da FEUC – Coimbra. Conjunto de depoimentos sobre as experiências vividas por dirigentes cooperativistas e mutualistas em diversos contextos e situações, através de testemunhos pelos próprios protagonistas.


10:00 h –
Abertura pelo coordenador da Pós GraduaçãoProf. Doutor Rui Namorado (Membro da Comissão de Honra do Ano Internacional das Cooperativas – AIC- 2012)
Moderação pelo Dr. Eduardo Graça (Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - CASES)

Apresentações:
10:15 h – Fernando Parreira – CoopLisboa, CRL;
10:35 h – António Carlos Delgado – Cooperativa Helixcoop, CRL;
10:55 h – Mário Nunes – A Previdência Portuguesa – Associação Mutualista;
11:15 h – Fernando Silva e Elisabete Coutinho – CALCOB – Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro, CRL;
11:35 h – José Jorge Letria – SPA - Sociedade Portuguesa de Autores;
11:55 h – Debate com a participação de dirigentes das Confederações Cooperativas (CONFAGRI e CONFECOOP), União das Mutualidades, União das Misericórdias, CNIS e ANIMAR, alunos da pós-graduação e participantes;


13:00 h – Entrega de certificados aos formandos do Plano de Formação para a Economia Social da CASES (2011) – Ações de formação realizadas em Aveiro e Coimbra;


13:30 h – Encerramento.

Sem comentários: