sábado, 4 de fevereiro de 2012

FERIADO POPULAR NO CARNAVAL !

Nenhum Governo normal, de esquerda, de direita ou de mistura, cometeu até hoje a tontice de acabar com o feriado da terça-feira de Carnaval, formalmente revestido do eufemismo de uma tolerância de ponto. O efeito prático desta austeridade mesquinha, se não for nulo, só pode ser negativo. O efeito simbólico pode ser devastador: num momento em que seria altamente aconselhável acumular factores de distensão numa conjuntura que se promete socialmente difícil, o governo comporta-se como o bombeiro que, em vez de usar água para apagar um fogo, lhe deita gasolina.

Não fica claro, se este acto resulta de uma infantilidade ideológica, que aplica ingenuamente como absoluto um receituário necessariamente relativo, ou de uma abissal carência de massa cinzenta. Nenhuma das hipóteses é boa; mas também nenhuma delas suscita uma qualquer obrigação ética de conformismo e passividade. Pelo contrário, é mais útil ao país sacudir a canga, que este governo nos quer pôr, desde já, neste pequeno episódio quase inicial, do que permitir a acumulação de uma energia de indignação que possa vir a explodir arrasadoramente mais tarde.

Nessa medida, em nome da sanidade sociocultural de todo o povo, em nome da recusa em aceitar que se reguem as fogueiras com gasolina, temos que fazer com que a terça-feira de Carnaval decorra exactamente como decorreria, se este Governo não tivesse escorregado para dentro do buraco que temos vindo a comentar. Apelemos para que todos façam no Carnaval o que sempre têm feito, ajudando o Governo a corrigir-se a si próprio e a ficar ciente, de uma vez por todas, dos seus próprios limites.

Por isso, decretemos desde já, num acto de festa e de cidadania: Um feriado popular na terça-feira de Carnaval, em todo o país.