sábado, 21 de agosto de 2010

Notícias do avesso

Notícias estranhas, parecem ter chegado à vertigem das novidades políticas "coimbro-paroquiais":
“ O mandante apoia o seu mandatário”.
“ O autor apoia a sua obra “.
“ O poeta revê-se nos seus versos “.
“ O conspirador apoia a sua conspiração”.

E, em vez de lhes chamarem "confirmação", chamam a isso "notícias".

Neste ambiente vagamente etéreo, difuso e embriagante, que se vive na "casa socialista" que nos está mais próxima, se tudo continuar na santa rotina do costume, daqui por uns anos, numa manhã talvez triste de Coimbra , alguém poderá muito bem ter de perguntar “ por quem os sinos dobram”?

Até lá armazéns de palavras ambulantes continuarão a pairar nos céus do Choupal, dizendo-nos frases feitas, exalando gravemente banalidades e esgaravatando na arca dos lugares-comuns da política as pesadas palavras que nos cansámos de ouvir.

Perigosa, no entanto, uma melancolia de Outono, quase nos faz repousar, quando nos segreda: “ Deixem os amanuenses da política, encerrados nos seus rituais vazios, prosseguirem na desfilada para o abismo. Já não há nada a fazer”.
"São eles a cara ou coroa de um destino?" - pergunto-me e não sei responder.

1 comentário:

JGama disse...

Notícias do avesso.
Os ritos da política (neste caso no PS da nossa paróquia) não revelam que o seu principal objectivo é a comum distribuição e gestão de lugares. Para isso bastam as palavras vazias. Neste jogo, tantas vezes nos agarramos à ideia de um mal menor, mas já começa a ser histórica a vitória no mal maior (no meu entender, claro).