segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Eleições legislativas na Grécia : uma derrota da maioria dos eleitores

O Partido da Nova Democracia (ND) ganhou as eleições legislativas realizadas ontem. Segundo dados provisórios obteve 152 lugares num total de 300, tendo chegado aos 41,9 % dos sufrágios. O partido de extrema-direita LAOS, com 3,79 % dos votos entrou pela primeira vez no parlamento.
O PASOK (Partido Socialista Grego) foi o grande derrotado, recuando relativamente às eleições anteriores que já havia perdido e tendo obtido 38,1% dos votos. Ainda à esquerda, o Partido Comunista da Grécia (KKE) atingiu os 8,14 %; e a Coligação de Esquerda Radical (SIRIZA) chegou aos 5, 03 %.
Tendo-se em conta os partidos que obtiveram lugares no parlamento,verifica-se assim que em termos substanciais só a divisão da esquerda vai permitir á direita governar com maioria absoluta de deputados, embora sem maioria de apoio popular em termos de votos. De facto, os dois partidos de direita juntos obtiveram 44,69% dos sufrágios e os três partidos de esquerda tiveram 51,27 %. Ou seja, a metade vencida venceu por mais do 5% dos votos.
Esta circunstância não quebra a legitimidade do governo da ND, mas deve interpelar os partidos de esquerda, pela sua incapacidade em se entenderem.

Sem comentários: