sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ABRAM AS JANELAS !


Há a subtil esgrima de silêncios, de palavras frias como punhais de veludo, os sorrisos em esgar já um pouco cansados. Os dirigentes transformados em barões de uma nobreza evanescente.

Os incautos pensam: é a política, é a desenvoltura dos grandes, é o perfume único dos predestinados. Não é. É sim o percurso circular de quem ignora horizontes, de quem se fecha no rotineiro como num aconchego, de quem troveja por quase nada e se assusta com os relâmpagos mais fortes, por não saber responder-lhes.

São frases trituradas pela banalidade mais plana. Ideias pobres que mendigam a esperança. Propostas pequenas que se põem em bicos de pés.

É a política, pensam os simples. Não é. É o suor frio de quem vê o quotidiano escapar-lhe por entre os dedos sem saber como influenciá-lo. Ansioso por aprender a fazê-lo, temendo não vir a consegui-lo.

A política não é este quarto fechado com paredes previsíveis, não é este sucedâneo dos “bórgias” em corredores sem saída, esta teia de oráculos que prevêem o passado.

Abram as janelas. Deixem entrar a simplicidade trágica da vida. Façam com que o socialismo possa ser realmente a juventude do mundo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma lufada de ar quente neste frio gélido de sucessivas desilusões. A palavra tem poder, este texto alimenta ainda a esperança. A. Aroso

Anónimo disse...

Uma lufada de ar quente neste frio gélido de sucessivas desilusões. A palavra tem poder, este texto alimenta ainda a esperança. A. Aroso

JGama disse...

Reflexão excelente. Reúne o rigor da análise política com o brilho da sensibilidade estética. Abraço

Anónimo disse...

É, aí está uma boa refleção...mas aos 74 anos feitos precisamente hoje...felicitemos a vida por esta operacionalidade de deixar andar o #Catraio" á bolina!

Os homens que tomaram as rédeas do PS e mais os outros que não querem ou temem tomar essas rédeas. Ai os Homens...Os Homens...fazem lembrar um poema do Rui Mingas, precisamente.

É melhor escrever umas coisas bonitas...Passei por Aveiro e por S. Pedro de Noel...´Não fui Castrado...Isto não serve o mais simples republicano...Isto é servirem-se da Democracia!

Mais palavras para quê...E estou eu para aqui chateado e a chatear os outros?!

Melancolia, Saudade, Tristeza e que mais?
Respeitosamente de "O Catraio"
sempre republicano na defesa do Socialismo.