sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A URGÊNCIA DO LONGO PRAZO


O socialismo como horizonte
 - uma visão humanista do pós-capitalismo.

Colóquio promovido pelo Clube Manifesto para uma Renovação Socialista


1. As causas últimas da crise que atinge as sociedades europeias, entre as quais e muito particularmente a sociedade portuguesa, são quotidianamente ocultadas por uma nuvem de mistificação ideológica e, por vezes, através de uma propaganda grosseira. Mas os sofrimentos que  a crise causa são arduamente sentidos pelas suas vítimas e os remédios alegadamente encontrados para tentar superá-la revelam-se dia após dia como factores do seu agravamento. Num desesperado cinismo, os grandes poderes tentam fazer passar a ideia de que os grandes culpados de tudo são em última instância as suas vítimas, os povos estrangulados pelo garrote do capitalismo financeiro.
A deriva ultramontana do capitalismo neoliberal desembocou num feixe de problemas que os poderes instituídos se revelam incapazes de resolver. Eventualmente sem ter sido essa a sua intenção, conduziram o capitalismo para um beco sem saída, cortando-lhe esperança de vida. Por isso, recitam sem convicção toadas vazias, comportando-se cada vez mais como pássaros sem rumo, melancólicos e aflitos.
Acatar cegamente o mito da eternidade do capitalismo, apesar de tudo o que vivemos dia após dia, não parece por isso uma atitude  nem esclarecida, nem inteligente. Percorrer os caminhos ilusoriamente simples que no passado se revelaram conducentes a parte nenhuma é caminhar sem sair do mesmo sítio.
Por isso, é importante procurar no presente as sementes de futuro, sabendo que neste campo só se pode encontrar aquilo que se procurar. É esse o desígnio que anima o Clube Manifesto para uma Renovação Socialista, fundado por militantes do PS.
2. Com esse objectivo no próximo dia 15 de dezembro (sábado), com início às 15 horas, o Clube Manifesto para uma Renovação Socialista vai promover um colóquio sobre: O socialismo como horizonte - uma visão humanista do pós-capitalismo.
O Colóquio terá lugar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Anfiteatro 1.1. – piso 1), na Avenida Dias da Silva – nº 165, em Coimbra.
Conservando-se o formato dos três colóquios anteriores, será moderador um dos membros do Clube, Pio Abreu. Uma das intervenções será feita por um convidado, Pedro Nuno Santos, a outra, será feita por outro membro do Clube, Rui Namorado. Seguir-se-á um debate.
O nosso convidado, Pedro Nuno Santos, é economista, deputado na Assembleia da República pelo PS e Presidente da Federação de Aveiro do PS, tendo sido secretário-geral da Juventude Socialista (2004-2008).
Este colóquio é aberto a todos os interessados, esperando-se que seja objeto de uma particular atenção por parte dos militantes do PS.
Pelo Clube Manifesto para uma Renovação Socialista

Rui  Namorado

Sem comentários: