sexta-feira, 18 de maio de 2012

O AVESSO SOMBRIO DA DEMOCRACIA



Um conjunto de mangas de alpaca não eleitos, estacionado na União Europeia, mais um leque de empregados bancários de luxo em quem ninguém votou, estacionado no Banco Central Europeu, mais uma alcateia de tecnocratas chamada FMI, alheia ao mais leve perfume de democracia, conluiaram-se para enxovalhar a liberdade do povo grego votar como entender nas eleições que vão ter lugar em Junho. Ameaças e admoestações, mais ou menos ostensivas, que envergonhariam qualquer consciência minimamente democrática.

Estranho que os mesmos que arrasaram o antigo poder líbio, em nome de uma enorme e confessada paixão pelos valores da democracia, dormitem agora sossegadamente como se nada estivesse a acontecer. Sabemos como a sua consciência democrática subitamente se apaga, quando se trata de algo que tenha a ver com as monarquias autocráticas do petróleo, cuja alergia a tudo o que cheire a democracia é já uma lenda, mas não imaginaríamos que alguma vez se sentissem autorizados a fazer passar a consciência dos gregos, pelo filtro pequeno dos seus  preconceitos burocrático-liberais.

Pergunto-me, por isso, onde pára a consciência democrática europeia, quando consente que um punhado de tecnocratas, que ninguém elegeu, procure constranger vergonhosamente o exercício da democracia pelo povo grego? Um espanto. Em vez de arrepiarem caminho, reconhecendo, de uma vez por todas, que estão a matar o “doente” com a cura, insistem no caminho suicida como se fossem autómatos desgovernados, arrasando os sinais de humanidade que lhes apareçam pela frente.

Só lhes falta, num gesto final de degradação, ajoelhar perante os mais fundos demónios totalitários, para caírem num inimaginável apelo ao regresso dos “coronéis” gregos, como aliados últimos da austeridade e do rigor, capazes de corrigirem o erro da simples existência de tantos gregos dispostos a exercer a liberdade de escolha.

Quem pôs estes burocratas fantasmas dentro do sonho europeu, transformando-o assim em vítima de uma assombração sem limites ?

3 comentários:

JGama disse...

Quem poderia imaginar o que estamos a assistir? A pátria fundadora da democracia e da Europa, espezinhada pelos próprios governantes da Europa! Não é Habermas contra Platão, mas uma nova barbárie financeira que está a ocupar o lugar da filosofia alemã.

Leonilde Baptista disse...

Não posso estar mais de acordo com o comentário de JGama e seguir segue-se o pais que "fundou A Aldeia global em que vivemos" ( Portugal com os descobrimentos), e acho que não vai adiantar nada "sermos os bons alunos", aliás como demonstra a historia. Bons alunos e seguir o professor só quando ele é EXCELENTE, e justo Não quando está preso a preconceitos, a interesses de objetivos muito restritos e a teorias e receitas que ja todoss percebemos onde nos levam!

Anónimo disse...

É bem verdade o que li nesta informação voluntária. Custa a crer que após tantos e tantos anos de sofrimento - A falta do pão, as deportações, a repressão politica, as prisões e torturas fisicas acompanhadas da mais brutal ignorância que é forçar o apoliticismo, nos calhe por força de um partido onde impera a ideologia mais reacionária desde que me conheço por gente, e já lá vão 73 anos.

Que povo é este senhores que se deixa levar assim?

Que partidos progressistas são estes que viram as costas a este povo tão sofrido?

Não pode haver, nestes tempos que correm, romantismo ou sequer Idealismos bacocos...

Já há quem chore por impotência, por não ter força para dobrar o "Cabo"!

Forçar a queda deste governo ministrado por marionetes Américo/CIA-ticos deve ser a primeira acção. Penso!

Respeitosamente de "O Catraio"