quarta-feira, 6 de abril de 2011

SONDAGENS COMPARADAS

Um olhar rápido para este conjunto de sondagens permite reter algumas constantes. O PSD é sempre o partido mais votado, mas dificilmente chegará sózinho à maioria absoluta. Em compensação, os dois partidos de direita só têm menos votos do que os três partidos de esquerda numa das quatro sondagens.


Mas haver dúvidas quanto a uma possível maioria de direita deve ser para esta uma verdadeira assombração. As oposições de esquerda, poelo seu lado, somadas oscilam entre os 14 e os 16 % de intenções de voto; o PS entre os 30 e os 33%, variando a sua desvantagem relativamente ao PSD entre os 6 e os 9,4%.


A volatilidade da conjuntura económica, o acumular de tensões sociais e o relativo dramatismo da situação política, podem aumentar a margem de incerteza quanto aos resultados eleitorais. Por isso, se o PS for capaz de fugir às rotinas dos interesses instalados e não se deixar encerrar em lógicas acanhadas, estimulando as energias que tem deixado adormecer dentro de si, talvez consiga virar a mesa e reverter o jogo. Se, pelo contrário, viver o período pré-eleitoral como simples acumulação de previsibilidades, arrisca-se a ver cumpridas estas sondagens no dia das eleições.

3 comentários:

Anónimo disse...

mas também digo ao "meu amigo" que para sair das fileiras um governo PS idêntico ao que governou nos últimos seis anos, onde todas as reformas ficaram por concluir e algumas até pioraram bastante a situação, eu que até sou socialista, mas que vejo o partido como um meio e não como um fim, em que a opção do voto é feita com a razão e não com o coração, prefiro, nessa situação uma derrota.

Rui Namorado disse...

Com socialistas tão racionais o PS não existia.É o chamado socialismo suicidário.

Ana Paula Fitas disse...

Caro Rui,
Fiz link :)
Obrigado.
Um abraço.