segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PS - COIMBRA : luta de ideias


O debate que tem vindo a ser travado, no seio do PS de Coimbra, com transvase para a opinião pública, tem sido muito útil. De facto, ambos os lados da contenda têm expressado com clareza o que pensam sobre a actual conjuntura política, o que os aproxima e o que os separa na avaliação do modo como o Partido tem sido conduzido nos últimos anos.
Particularmente elucidativa, tem sido a diferença que se tem verificado existir pelas ideias que cada um dos lados tem manifestado, quer a propósito da actual fase da vida da União Europeia, quer a propósito do que parece ser uma crise da Internacional Socialista na Europa.
Especialmente interessante foi também a troca de ideias entre as duas partes a propósito da crescem afirmação da economia social no nosso país. E foi quase comovente o apoio caloroso que ambas as partes deram ao projecto de revisão constitucional do PS, que criteriosamente elogiaram.


Por isso, os militantes estão satisfeitos, os eleitores socialistas estão satisfeitos, o povo de esquerda em geral, está confortado com o modo como o PS de Coimbra tem, nestes últimos dias, evidenciado na praça pública a sua grande vitalidade político-ideológica.

De facto, tem-se assistido a um vivo debate de ideias em que cada uma das partes , não escondendo diferenças, soube sempre ouvir com atenção o outro lado, sem que isso significasse renúncia a ser ela própria.

Se conseguirmos manter o nível de debate político dos últimos dias, tendo especialmente em conta o interesse dos temas discutidos, podemos confiar num apoio crescente do povo do distrito de Coimbra às nossas ideias e às nossas propostas.

Não duvidemos : seja qual for o resultado nacional das próximas eleições legislativas, sejam elas quando forem, por este andar, no círculo eleitoral de Coimbra, se não elegermos os deputados todos, seguramente que andaremos lá perto.

9 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste de mencionar o debate que se centrou nas políticas autárquicas locais e regionais, para mim o mais esclarecedor: As visões, embora com algumas diferenças, são claras e mobilizadoras; as estratégias bem fundamentadas revelaram um estudo da realidade local e das condições da mudança preconizada.
Concordo contigo: Assim vamos lá!
Abraço
João Ferreira

Anónimo disse...

Mas não só.Esqueces o esforço e a presença assidua dos deputados por Coimbra no esclarecimento dos nossos militantes,que se multiplica no excelente trabalho destes junto dos eleitores. Passou te a combatividade com que defendem o Governo frente aos nossos adversários e não valorizaste convenientemente esses craneos lisboetas que tanto nos tem ajudado e se preparam para ocupar os lugares de deputados a toda a pressa.Tens muita razão em estares contente com o teu PS, em Coimbra!

Anónimo disse...

Viva o fim da desmotivação!Abaixo os derrotistas.Parabéns,Rui, por me dares a conhecer um PS que não sabia existir...

Anónimo disse...

Mas o que o país ficou a conhecer da disputa no seio do PS Coimbra foram intrigas, calunias, promiscuidades entre o poder politico e ocupação de cargos de empresas do estado. Numa altura em que o governo esta debaixo de fogo e o PS esta constantemente a ser descredibilizado não foi conveniente nem aceitável a forma como os dois candidatos se posicionarem perante a situação. A forma como foi conduzido o processo pós eleições internas demonstrou-se desastroso e obviamente vai minar a pouca confiança das pessoas nos políticos.Sou Socialista democrático por convicção, quero o melhor para o partido. Há que aprender com os erros , saber utilizar o silêncio e procurar resolver questões internas no interior do partido.

Anónimo disse...

A luta de ideias até pode ter sido boa/motivadora ... (independentemente da concordância ou não), porém não será de questionar o porquê?
agora (e não antes das eleições internas)? e porque aparecem os 'crâneos' de Lisboa?

Será que esta 'corrida' é para 'apagar os fogos' que não preveniram?
ou será apena o usual exercício preparatório para a corrida às cadeiras parlamentares (procurando assegurar uma boa posição na lista de candidatos)?
sim, ...porque as eleições legislativas poderão ser mais cedo ...

aminhapele disse...

Será que a ironia tem limites?!

Rui Namorado disse...

Os limites da ironia são os da realidade sobre a qual incide.

Anónimo disse...

Caros Camaradas,

Os motivos desta guerra de facções é a ...fome!

Anónimo disse...

E viva a unidade!
Mais valia eu ter ficado em casa naquela noite...

Socialista de Coimbra