segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pixordices 28- A dama , a economia e os anões

Noutros tempos, contava-se a história da "Branca de Neve e os Sete Anões", para ajudar as crianças a dormirem com os anjos.

Uma panóplia de 27 marmanjos e 1 marmanja, possuídos por um desejo irreprimível de servir a Pátria, deliberou no rescaldo das eleições europeias, dar uma mãozinha à colega Ferreira Leite, em nome da boa solidariedade corporativa. Cometeram então um manifesto. O seu tom é dominantemente laranja, envolvido por um delicado perfume neoliberal. Quatro ou cinco distraídos emprestaram a caução do seu nome, para que se dissesse que estava ali um coro autenticamente transversal, que tanto podia trautear uma canção do Frei Hermano da Câmara como uma balada do Zeca Afonso.


Circunspectos, arredondaram uma prosa, deixando recair sobre ela a sombra de alguns números. Afeiçoaram meticulosamente algumas frases, para que pudessem funcionar em várias direcções. E, num assomo de imaginação teórica, preconizaram então, no essencial, duas das coisas, que estão arreigadas na idiossincrasia do povo português, do mesmo modo que o vira do Minho mexe no sangue dos minhotos. Por um lado, querem que se espere; por outro lado, que se façam mais estudos. Mas o que seguramente espera deles a patine conservadora nacional é que contem com verosimilhança aos portugueses uma história da carochinha: "A Dama de Cinza e os Vinte e Oito Oráculos".

Mas eu tenho um vizinho,que é um rapaz mal-disposto. Em vez de escutar pacientemente a nova história, desatou a fazer perguntas:


Tudo somado quanto ganharam aquelas almas em pareceres encomendados pelo Governo, pelas autarquias e pelas empresas públicas?

Quantos dos que foram Ministros fizeram nos seus Governos o contrário do que agora preconizam ?

Quantos deles nos avisaram a tempo da crise que caiu sobre nós, tendo sabido prever e mostrar o que veio a acontecer, como começou e até onde irá ?

O meu vizinho tem mesmo maus fígados e, sem esperar por respostas, não hesitou em afirmar:
" A alguns deles, ainda os hei-de ver naquela fila de pedintes de luxo que estendem a mão a gregos e troianos, pedindo "um estudozinho por amor de Deus". Há outros que assinam seja o que for, se lhes puserem o nome nos jornais. E outros ainda receberam um telefonema de um ex-ministro de quem são amigos , pedindo-lhes colaboração para se dar "uma ferroada ao Sócrates", ou pedindo para se dar uma "mãozinha" à Ferreira Leite. E responderam logo: "Está bem , Sr Professor, ponha lá o meu nome". E a verdade é que acertaram em cheio . Lá vem o nome deles no jornal , com o ar grave de quem está em intensa neuro-secreção económica".

A Dama de Cinza já agradeceu. Os portugueses podem agora ter um sono mais tranquilo, visto haver um comité de sábios, com o modesto tempero de apenas uma sábia, que cometeu a luminosa ideia de os mandar esperar, mas de os mandar esperar com muita consistência, com muito estudo. Os portugueses reconfortados com essa nova pitada de sabedoria, respiram finalmente.

Mas o meu vizinho é mesmo insuportável. Vejam o que teve a ousadia de dizer:
"Politicamente, não podem ser a "Branca de Neve e os Sete Anões". Por isso, politicamente, têm que passar a ser : " A Dama de Cinza e os Vinte e Oito Anões".

Sendo asim, querendo-se contrariar, realmente, o tão insólito vizinho, apenas podemos fazer com que a" Dama de Cinza" se acenda e com que os Vinte Oito Anões cresçam.

2 comentários:

aminhapele disse...

Sobre a Branca de Neve e os anões.relendo o Vilhena fica a saber-se tudo...

Anónimo disse...

Nada melhor do que lembrar os autores de referência!