sábado, 21 de março de 2009

Na FEUC : Paraísos Fiscais


No âmbito do Ciclo Integrado de Cinema, Debates e Colóquios na FEUC , vai prosseguir o ciclo temático "Economia Global, Mercadorização e Interesses Colectivos: Pessoas, Mercadorias, Ambiente e Paraísos Fiscais" incidindo nesta sessão num tema de particular actualidade "Economia Mundial, Autonomia das Políticas Económicas e Paraísos Fiscais". É o que podem ver com mais detalhe , lendo o texto enviado pelo Júlio Mota que abaixo transcrevo.


O grupo de docentes da FEUC dinamizador e organizador (em colaboração com os estudantes do Núcleo de Estudantes de Economia da FEUC e com o apoio da Coordenação do Núcleo de Economia) do Ciclo Integrado de Cinema, Debates e Colóquios na FEUC vem com a presente informar que irá decorrer, a 25 de Março, a oitava sessão, do ciclo temático Economia Global, Mercadorização e Interesses Colectivos: Pessoas, Mercadorias, Ambiente e Paraísos Fiscais, sob o tema que lamentavelmente está agora na ordem do dia: Economia Mundial, Autonomia das Políticas Económicas e Paraísos Fiscais.

O tema é importante e de grande actualidade. Quer os conferencistas estrangeiros convidados, todos eles ligados desde longa data à problemática da transparência financeira nas relações internacionais, quer os nossos convidados nacionais, são figuras de grande mérito e prestígio. Tudo isso mais do que justifica dar-vos conhecimento desta iniciativa, para a qual contamos com o vosso apoio na sua divulgação.

Programa
Hora: 15.00
Local: Auditório da Faculdade de Economia

Conferencistas:
-Bernard Bouzon (Attac França)
-Jean Maillard (Sciences Po-Paris)
-John Christensen (Director de Tax Justice Network)
Comentadores:
-José Silva Lopes (ex-Ministro das Finanças)
-Francisco Louçã (ISEG)
-António Martins (FEUC)

Debate

Hora: 21.15
Local: Teatro Académico de Gil Vicente

Filme/Documentário: Paraísos Fiscais, A Grande Evasão
de Frédric Brunnquell
2008

Debate

No debate que seguirá ao documentário A grande evasão, contaremos também com a presença do seu realizador, Frederic Brunnquell.

O tema está lamentavelmente na ordem do dia uma vez que é peça central, como mecanismo, da actual crise mundial, e será, possivelmente, o dossier mais complicado e de maior tensão que preencherá a agenda da reunião do G20, no princípio de Abril. Não é, de resto, por acaso que a reunião do G20 será precedida, a 24 de Março ou seja na véspera do nosso colóquio, de uma outra, preparatória, de Gordon Brown com os grandes financeiros internacionais, tal a complexidade do dossier paraísos fiscais, reunião que até se quis secreta. A importância do tema é tal, uma vez que os paraísos fiscais podem ser vistos como um instrumento de (des) regulação na repartição do rendimento da actual economia global e por isso mesmo, tão desregulada que está em ruptura total, que se compreende agora claramente que questionar a existência dos paraísos fiscais é questionar todo um modelo que deles precisava e que deles se alimentava. Foi devido a este fio condutor, foi devido a esta ideia da sua importância na economia global que a problemática Paraísos Fiscais foi inserida no nosso Ciclo Integrado de Cinema, Debates e Colóquios na FEUC este ano sob o tema Economia Global, Mercadorização e Interesses Colectivos: Pessoas, Mercadorias, Ambiente e Paraísos Fiscais. E a realidade aí está e é dela que se irá falar no Colóquio, no filme e no debate que se lhe seguirá.

Certos da vossa atenção e do vosso eventual apoio a esta iniciativa, queiram aceitar os nossos melhores cumprimentos.

Pela Comissão Organizadora do Ciclo

Júlio Marques Mota

1 comentário:

Henrique Dória disse...

Tenho pena de não poder estar presente. Em Coimbra começa a passar-se algo.
Um abraço