sábado, 26 de julho de 2008

Pixordices 17 : A persistência da desnotícia



Li no “Diário de Notícias “ de hoje, um texto sobre a visita de Hugo Chavez a Espanha, assinado por Patrícia Viegas, que terminava nos seguintes termos:

“ A seguir a esta visita Chávez voltou à Venezuela. Mas se em Espanha encerrou uma polémica, na visita à Rússia lançou outra, ao convidar Moscovo a instalar bases militares no seu país. Ao estilo Guerra Fria. »

O meu espanto ficou esticado. De facto, já, ontem ou anteontem, tinha ouvido o próprio desmentir na televisão que tivesse dito uma tal coisa e já lera o mesmo na imprensa internacional.

Ou seja, o DN acolhia uma mentira ostensiva, a partir da qual insinuava uma atitude de regresso a uma dita guerra fria por parte de Chavez.

É, no entanto, uma falsa imputação que correspode , em termos simétricos, a intenções ( essas sim ) verdadeiras do USA no que respeita à Rússia, na medida em que quer colocar sistemas de armas estratégicas, junto das suas fronteiras ( República Checa, Polónia e Lituânia).

Será que para o DN os USA também estão a actuar bem "ao estilo da guerra fria" ?
Enfim, cada um tem as suas preferêrncias, mas que um Jornal repise notícias desmentidas, só por que se harmonizam com as suas simpatias, mesmo através de texos assinados, é uma pixordice e das grandes.

Sem comentários: