sexta-feira, 9 de maio de 2008

José Dias - militante de cidadania

1. Começo pela notícia:

As Edições Afrontamento têm o prazer de convidar V. Exa. para as sessões
de apresentação do livro de José Dias

Memórias do cidadão José Dias

12 de Maio - Braga - Livraria Centésima Página;
13 de Maio - Porto - FNAC Santa Catarina;
14 de Maio - Coimbra - Livraria Almedina Estádio;
19 de Maio - Lisboa - FNAC do Chiado.

Todas as sessões terão início às 18.00 horas.

2. E digo mais qualquer coisa:


Há já alguns anos, aqui em Coimbra, o Zé Dias meteu-se dentro da palavra "cidadão" e resolveu dar-lhe vida. A palavra resistiu. Encolheu-se circunspecta nas suas rotinas. Torceu-se perante alguns desafios menos habituais. Tentou escapulir-se. Em vão. O Zé Dias arrastou-a sem piedade, para qualquer lugar onde pudesse despontar uma causa, aflorar uma efeméride cívica ou cultivar-se uma recordação. Arrostou vertical com a melancolia de salas despidas e não desistiu de as encher. Serenamente. Teimosamente.


Pôs a sua velha fibra de militante ao serviço da cidadania. Passado o tempo do espanto, a cidadania sentiu-se rejuvenscida. Hoje, a palavra, antes fugidia mistura-se alegremente com a sua amiga "militante" e conversam longamente, lembrando-se de coisas. E, o que é o mais importante, obedecem com naturalidade aos impulsos do Zé Dias. Seguem-no para todo o lado. Revêem-se nele.


São , decerto, conversas dessas e essa obediência que encontraremos neste livro. Estou cheio de curiosidade. Não estaremos todos ?

Sem comentários: