Tempestade de Outono
A tempestade no Outono
começa quando o vento
faz cair os espantalhos.
Arrastar espantalhos pelo chão
é o que a tempestade
faz primeiro.
[Kyoroku - 1656-1715]
2. Em seguida, publicarei dois poemas extraídos da Antologia "Os cem melhores poemas brasileiros do século" , organizada por Italo Moriconi, publicada em 2001, no Brasil, pela Editora Objetiva do Rio de Janeiro. O autor do primeiro é Manuel Bandeira [1886-1968] e o segundo é Francisco Alvim [1938-].
Poema do Beco
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
- O que eu vejo é o beco.
[ Manuel Bandeira ]
Argumento
Mas se todos fazem
[ Francisco Alvim]
3. Por último, vou recordar um poema de Joaquim Namorado [1914-1986], meu tio, por quem sinto uma imensa saudade, extraído do seu livro "Incomodidade" ( 1945).
Aventura nos Mares do Sul
Eu não fui lá...
[ Joaquim Namorado]
A propósito deste último poema, uma pequena história. Carlos Wallenstein, grande actor, de que alguns ainda se recordarão, era também um bom declamador de poesia, e amigo de Joaquim Namorado. Um dia, lá para meados do século passado, o referido actor meteu-se no combóio para Coimbra, vindo-se encontrar com o meu tio. E aí mostrou a sua determinação em declamr o poema que acima transcrevi, mas, querendo ter a aprovação do autor, foi fazendo sucessivas tentativas para obter a sua aprovação. Sem resultado, uma atrás da outra, no entanto, todas as tentativas foram esbarrabndo no juízo negativo do autor. E, ao fim da tarde, o grande actor acabou por regressar a Lisboa, sem ter conseguido encontrar uma maneira de declamar o poema que obtivesse a aprovação do autor.
2 comentários:
Seria difícil o teu Tio demonstrar que concordava com alguém...
Como ele dizia, quando o confrontávamos com algo que ele tinha dito antes e que contradizia o que afirmava naquele momento:
" Mas desde quando é que eu sou obrigado a estar de acordo comigo mesmo ?"
Enviar um comentário