quinta-feira, 21 de julho de 2011

PALAVRAS ESCRITAS

1. Hoje, vou transcever três pequenos poemas e um poema um pouco mais extenso. Comecemos pelo mais extenso, que foi retirado da antologia de poesia japonesa, "Cem Haiku", publicada pela editora Vega, em 1984, traduzida do inglês por Ana Mafalda Leite e José Manuel Lopes, da autoria de Kyoroku[1656-1715] :


Tempestade de Outono


A tempestade no Outono

começa quando o vento

faz cair os espantalhos.


Arrastar espantalhos pelo chão

é o que a tempestade

faz primeiro.

[Kyoroku - 1656-1715]


2. Em seguida, publicarei dois poemas extraídos da Antologia "Os cem melhores poemas brasileiros do século" , organizada por Italo Moriconi, publicada em 2001, no Brasil, pela Editora Objetiva do Rio de Janeiro. O autor do primeiro é Manuel Bandeira [1886-1968] e o segundo é Francisco Alvim [1938-].


Poema do Beco

Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?

- O que eu vejo é o beco.

[ Manuel Bandeira ]


Argumento

Mas se todos fazem

[ Francisco Alvim]


3. Por último, vou recordar um poema de Joaquim Namorado [1914-1986], meu tio, por quem sinto uma imensa saudade, extraído do seu livro "Incomodidade" ( 1945).


Aventura nos Mares do Sul

Eu não fui lá...

[ Joaquim Namorado]


A propósito deste último poema, uma pequena história. Carlos Wallenstein, grande actor, de que alguns ainda se recordarão, era também um bom declamador de poesia, e amigo de Joaquim Namorado. Um dia, lá para meados do século passado, o referido actor meteu-se no combóio para Coimbra, vindo-se encontrar com o meu tio. E aí mostrou a sua determinação em declamr o poema que acima transcrevi, mas, querendo ter a aprovação do autor, foi fazendo sucessivas tentativas para obter a sua aprovação. Sem resultado, uma atrás da outra, no entanto, todas as tentativas foram esbarrabndo no juízo negativo do autor. E, ao fim da tarde, o grande actor acabou por regressar a Lisboa, sem ter conseguido encontrar uma maneira de declamar o poema que obtivesse a aprovação do autor.

2 comentários:

aminhapele disse...

Seria difícil o teu Tio demonstrar que concordava com alguém...

Rui Namorado disse...

Como ele dizia, quando o confrontávamos com algo que ele tinha dito antes e que contradizia o que afirmava naquele momento:
" Mas desde quando é que eu sou obrigado a estar de acordo comigo mesmo ?"