quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O Papa e o capitalismo



Il Papa: "Il profitto
causa la povertà"
Benedetto XVI contro il capitalismo: "Quando prevale produce gravi ingiustizie. Bisogna scegliere tra egoismo e solidarietà, tra Dio e Satana". Durante il suo discorso a Castelgandolfo, il Papa ha invitato a non considerare la logica del profitto come "l'unico modello valido di organizzazione economica".



O pequeno excerto que acabo de citar foi publicado no semanário italiano “L’Espresso”. Como se pode ver o Papa Bento XVI criticou claramente o capitalismo dizendo, como viram, que: “Quando prevalece produz graves injustiças. É preciso escolher entre egoísmo e solidariedade, entre Deus e Satanás”. E, como aí se vê, durante o seu discurso em Catelgandolfo, o Papa incitou a que se não considerasse a lógica do lucro como “ o único modelo válido de organização económica “.

É de uma ironia trágica que tantos responsáveis governamentais de partidos pertencentes à Internacional Socialista deixem a União Europeia continuar atolada no paradigma neo-liberal, servos fieis de um capitalismo arrogante, permitindo que tudo se subordine à lógica do lucro e que o mundo se deixe empurrar, cada vez mais, para becos sem saída, quando até o insuspeito Papa se rebela contra o paradigma único.

É de facto de uma miopia política escandalosa que haja partidos socialistas europeus que se coloquem em posição de poderem receber lições de anti-capitalismo do próprio Papa actual.

Sem comentários: