sábado, 23 de abril de 2011

NOVIDADE - a chegada do capitalismo mafioso.



1.Assisti hoje a um programa telivisivo oriundo dos USA, onde se mostrava detalhadamente, com testemunhos directos de intervenientes e de vítimas, como foram executados milhares de despejos de compradores de casas insolventes, com base em fasificações de assinaturas de que beneficiaram diversos bancos, dos quais pelo menos um grande banco europeu. É uma gigantesca fraude que acentua muito as tintas mais negras das vigarices que despoletaram esta crise.


2. A imprensa grega noticiou a abertura de uma investigação para apurar o mistério de um banco internacional que desencadeou manobras especulativas assentes num futuro resgate da dívida grega. Não é pois um falhanço grego que está no horizonte como provável, mas um miserável assalto aos gregos perpretado pelos criminosos de colarinho branco, que parecem ter ao seu serviço as instituições financeiras internacionais que, em vez de desempenharem um papel regulador, parecem limitar-se a incentivar as trasnferências de dinheiro do bolso de cidadãos honestos para os cofres de banqueiros corruptos.


3. É a passagem para uma nova fase do capitalismo que os manuais universitários ainda não incluem:a passagem do capitalismo financeiro para o capitalismo mafioso. Por isso, mais apropriado do que mascarar de missões técnicas os garrotes tecnocráticos que assombram os Estados escolhidos como vítimas, seria mandar as polícias para as instituições que alimentam a crise.

2 comentários:

Henrique Dória disse...

É bom que se pergunte: que fazer?
Um abraço Rui

ANTONIO MANUEL MARTINS MIGUEL disse...

Essa é mais uma verdade nua e crua onde a democracia não tem espaço nem a solidariedade de que a Humanidade tanto precisa.
Essa é mais uma semente da violência gerada pelos abutres, pelos corruptos, pelos caciques,pelos políticos bajuladores do capital mafioso.
Os ventos não sopram em favor da Paz.Mas tenhamos esperança !
Parabéns pelo trabalho .
Um abraço