sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eleições Europeias: comparação final das sondagens



Publico hoje a comparação entre os resultados de todas as sondagens saídas em Portugal sobre as intenções de voto, quanto às eleições europeias. O primeiro quadro compara as treze sondagens publicadas; os cinco seguintes são consagrados a cada uma das entidades responsáveis pelas sondagens [Clicando-se sobre os quadros, pode aumentar-se a sua dimensão, permitindo-se assim uma melhor visibilidade].
O panorama geral, assim obtido, é muito semelhante ao que existia antes da mais recente ronda de sondagens (no quadro geral, em cor diferente). Talvez, se possa dizer que, apesar de haver, entre as sondagens mais recentes, uma favorável ao PSD, em detrimento do PS , o facto de as outras três mostrarem o contrário, acabou por dar um pouco mais de força à hipótese de uma vitória do PS, com o PSD num segundo lugar não muito distante.
Em contrapartida, adensaram-se as dúvidas quanto ao terceiro lugar, embora pareça dever atribuir-se ao BE uma ligeira vantagem. Quanto ao PP, sendo o "lanterna vermelha" em todas as sondagens, oscila entre a hipótese de um resultado honroso ( a mais provável) e um aparente risco de hecatombe.
Se visitarem o blog "Margens de Erro", podem ficar a conhecer melhor o grau de probabilidades de as sondagens se confirmarem, bem como outros aspectos da sua problemática.

2 comentários:

Anónimo disse...

Marktest, 27 a 30 de Maio. Não se enganou.

Anónimo disse...

Enganou, enganou, pois foi muito generosa para o PS!