terça-feira, 23 de junho de 2009

Cavaquíssimo



Somam-se indícios que sugerem o que parecia até há pouco inimaginável: Cavaco Silva prepara-se para entrar na luta partidária como verdadeiro chefe do PSD.


De facto, é óbvia a conveniência do PSD em não enfrentar as eleições legislativas antes das autárquicas. Essa conveniência ditou a sua preferência por eleições no mesmo dia, uma vez que sabe que não estava ao seu alcance ter as autárquicas antes das legislativas. Em contrapartida, todos os outros partidos com assento parlamentar são contra essa ideia, já que ninguém gosta de entrar em competição contra um adversário a quem é dada uma vantagem de partida. Sabe-se que juntar as três escolhas autárquicas com a legislativa é um potencial factor de confusão. E sabe-se também como se casa bem com o ranço populista mais reaccionário, tudo o que apouque eleições e eleitos


Será pois uma inacreditável ruptura com a mais elementar moralidade republicana que Cavaco Silva faça o jeito ao seu partido de origem, contra a opinião de todos os outros partidos parlamentares.

Mas o que tornará esse infeliz evento, politicamente, repugnante é o facto de se invocar uma sondagem à opinião dos portugueses como possível justificação da decisão. Se fosse prática habitual do Presidente promover estudos de opinião para tomar as decisões políticas que considera importantes, estaríamos perante uma conduta insólita, mas cuja boa fé se podia admitir.

Todavia, se o Presidente nunca seguiu esse caminho, mas perante a necessidade de tomar uma decisão politicamente sensível, tenta justificar a sua decisão, coincidente com a sua preferência partidária, escondendo-se atrás do resultado de uma qualquer sondagem, deixa de estar a ser apenas tendencioso, passa a revelar uma grande hipocrisia.


Ainda me resta uma ponta de esperança de que Cavaco não enverede por esse vergonhosos atalho. Mas se o fizer, devemos reagir com clareza: ele deixará de ser um Presidente de todos os portugueses, para se tornar no simples capataz do laranjal, que assim passa a abusar do exercício do lugar institucional que ocupa.

7 comentários:

Anónimo disse...

Será como ele quer. Tudo a monte. Assim, segundo ele, poupa-se mais aos cofres do Estado....

aminhapele disse...

Mais uma do "venerando"...

Anónimo disse...

Pois. Com tantas autarquias nas mãos do psd, não será difícil as pessoas serem induzidas a votar nos candidatos locais , por arrastamento, nos nacionais.

aminhapele disse...

Poupar,por poupar,não seria melhor tomar decisões lendo o horóspoco?!

b m disse...

Rui,
Só uma adversativa . Cavaco nunca foi o presidente de todos os portugueses. Sempre foi o tal capataz do laranjal.

RA disse...

Como refere Rui Namorado e muito bem, parece que desta vez uma qualquer sondagem até conta... Melhor seria divulgá-la, mas Cavaco Silva já nos habituou a uma postura frequente em que nas suas declarações não quer adiantar muito acerca da matéria, no entanto já disse tudo, este é um exemplo claro daquilo que quer.
RA

Anónimo disse...

BM, julguei só não era meu, pelo que vejo não era de nós os dois.

RN