terça-feira, 10 de março de 2009

PS - A Comissão Política Nacional e a moção crítica


No passado domingo, reuniu-se pela primeira vez a Comissão Nacional do PS para eleger um conjunto de órgãos e de responsáveis, nomeadamente, o Secretariado Nacional e a Comissão Política Nacional. O Secretariado, sendo eleito em bloco por voto maioritário, representa sempre a moção vencedora do Congresso; e assim aconteceu, tendo continuado praticamente o elenco anterior. A Comissão Política é eleita por escrutínio proporcional, segundo o método d’Hondt. Como tem acontecido noutras ocasiões idênticas, foi apresentada uma lista única que espelhasse as posições relativas das listas representadas na Comissão Nacional. A lista correspondente à moção oficial tem 224 membros, a lista correspondente à moção crítica tem 27 membros.

Deste modo, à moção oficial corresponderam 58 membros efectivos da Comissão Política e á moção crítica, outros 7 membros efectivos. Os 85 suplentes foram repartidos na mesma proporção: 76 para a primeira, 9 para a segunda.

A moção Mudar para Mudar elegeu como efectivos: António Fonseca Ferreira, Rui Namorado, Salomé Rafael, Edmundo Pedro, Artur Cortez, Manuela Neto e Filipe Baptista. Elegeu como suplentes: Pio Abreu, Marta Barbosa, Paulo Caldas, Fidélio Guerreiro, Mariana Geraldes, Menezes Rodrigues, Maria Fernanda Tavares, João Mota e Manuel Mendes.

Como termo de comparação, para que se possa avaliar o significado político desta relação de forças, vale a pena relembrar que na Comissão Nacional, em 2004, a moção subscrita, em primeiro lugar, por Manuel Alegre obteve 46 lugares e a moção Mudar para Mudar obteve, como se viu, 27. Na Comissão Política, em 2004, os apoiantes de Manuel Alegre foram 12 e os apoiantes da nossa moção são agora 7.

Se valorizarmos a pertença dos eleitos para a Comissão Política a cada uma das federações distritais, verificamos que foram eleitos para este órgão os seguintes militantes residentes no Distrito de Coimbra: Efectivos - Rui Namorado ( 17º) e Vítor Baptista ( 49º); Suplentes - Pio Abreu ( 10º), Ângela Pinto Correia ( 15ª), Nelson Geada (49º), Lurdes Castanheira (59ª), Vassalo de Abreu ( 84º). Se quisermos imputar à Federação de Coimbra uma camarada que, embora não viva cá, pertence aos órgãos distritais e é deputada pelo círculo, devemos mencionar que Maria Antónia Almeida Santos é a 33º efectiva.Deve ainda dizer-se que os suplentes sobem dentro de cada uma das compenentes da lista, pelo que o Pio Abreu é o primeiro suplente dentro da componente minoritária.

Sem comentários: