domingo, 13 de abril de 2008

Os italianos estão a votar

Os italianos estão a votar. Votam hoje e amanhã, para a Câmara de Representantes e para o Senado.

As sondagens apontam para uma vitória folgada da direita na Câmara de Representantes e para um resultado tangencial no Senado. Um Senado de maioria incerta torna o governo frágil, como o mostrou o governo de Prodi que aliás caiu por causa do Senado.



Na primeira página de hoje do UNITÁ, jornal que já foi o órgão do Partido Comunista Italiano, e que agora se pode considerar próximo do Partido Democrático, embora tivesse deixado de ser um jornal partidário, destaca-se um slogan do PD e de Veltroni: " Não mude o governo, mude a Itália".

Em baixo, pode ver-se a primeira página de LIBERAZIONE, órgão da "Refundação Comunista", um dos partidos que compõem a Esquerda Arco-Iris ( ou seja, la Sinistra Arcobaleno). O destaque dado a Zapatero é uma mensagem que procura sublinhar que a Sinistra Arcobaleno se considera integrada na família socialista europeia. Ao contrário, do PD onde se misturam ex-membros do Partido Socialista Europeu e ex-membros do Partido Popular Europeu.

A Sinistra Arcobaleno luta, dentro da Esquerda contra o voto útil no Partido Democrático. Sabe que um resultado fraco a pode enfraquecer ainda mais, politicamente.

O PD sabe que dificilmente ganhará . E sabe que pode ser preciso para viabilizar certas reformas lideradas pela direita. Para não perder essa importância não cortou todas as pontes. Será que essa disponibilidade contida se esgota em si própria ou será que prenuncia uma disponibibilidade mais estratégica que poderia levar a uma grande coligação ? Veltroni diz que não. Mas houve alguns movimentos nesse sentido num ou outro episódio da pré-campanha.

À Esquerda Arcobaleno interessa acentuar o risco de uma grande coligação, o risco da cumplicidade ao centro; e naturalmente que a preocupa uma excessiva deriva centrista do Partido Democrático. Daí que alerte para o risco de uma simbiose entre Veltroni e Berlusconi, ou seja, para o risco de um desalentador VELTRUSCONI.

Sem comentários: