segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A Esquerda Arco-Íris


Atravessa-se em Itália uma fase de radical reformulação do espectro político, quer à direita, quer à esquerda.

Como se sabe, nesta última parte do xadrez político, há um processo nuclear, ancorado no centro-esquerda, que suscitou o lançamento de um novo partido, o Partido Democrático, baseado nos ex-Democratas de Esquerda ( vindos do PCI) e no ex- Partido da"Margarida" ( herdeiro da ala esquerda da antiga democracia-cristã). Com uma expressão eleitoral que se espera muito mais reduzida, está em marcha uma refundação do Partido Socialista Italiano, para onde convergem os fragmentos do antigo PSI , que a sua pulverização suscitou, e ainda a recente dissidência dos democratas de esquerda ( por não quererem entrar no Partido Democrático), liderada pelo senador Gavino Angius.

Mas o processo que está, neste momento, numa fase crucial é o que envolve o Partido da Refundação Comunista, o Partido dos Comunistas Italianos, o Partido dos Verdes e a Esquerda Democrática ( outra dissidência dos Democratas de Esquerda, liderada pelo actual Ministro das universidades, Fabio Mussi, com o dobro do peso da anteriormente referida).
Estas quatro forças políticas realizaram uma grande Assembleia em Roma, nos passados dias 8 e 9 de Dezembro, tendo chegado a relevantes convergências substanciais. Tudo indica que chegaram a acordo sobre o nome a dar à nova organização que se pretende flexível e não centralista : a Esquerda Arco-Íris. Este princípio de caminhada está no entanto a ser ensombrado pelo risco de divisão , a propósito de uma possível nova lei eleitoral, actualmente, em discussão, em Itália.


Com excepção de algumas pequenas franjas do PSI, todas estas forças estão dentro do actual Governo, liderado por Prodi, ele próprio palco de algumas tensões internas graves. Imagine-se como pode conduzir a riscos políticos consideráveis , a conjugação destes vários processos com o quotidiano de um Governo, sem maioria segura no Senado. Seguir a realidade política italiana nos próximos meses será um excelente treino na reflexão política muito interessante.

Sem comentários: