terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Feira dos 23

Um grupo de semeadores lançou um novo Blog : Feira dos 23 . Um deles apresentou-o numa mensagem reveladora, na qual manifesta um louvável desejo de discutir Coimbra. E de, fazendo-o com elevação e racionalidade, contribuir para melhorar o ambiente político da nossa cidade. Promete um particular protagonismo de gente jovem.

São desígnios louváveis, que honram quem os assume. Quase sempre os semeadores são inventores de futuros. Por isso mesmo, revelarão uma saudável prudência se, desde já, quando começam a semear rumo a possíveis frutos também se preocuparem com quem os virá a colher.

Se Coimbra fosse uma princesa reclinada no Mondego, colhendo docemente as flores de todas as imaginações, tudo estaria bem. Tudo o que agora se semeasse seria por ela mansamente colhido, quando fosse tempo disso. Mas não é. Coimbra é uma cidade de um país e de um mundo lavrados por antagonismos sociais e políticos, que estão longe de ser apenas invenções perversas de mentes mal formadas. Coimbra, tendo uma identidade única, é também uma cidade, como todas as outras, sulcada por interesses e opções ideológicas diferentes e, muitas vezes, conflituais e antagónicos. É por isso que o ecumenismo, tão desejável na esfera religiosa para combater o fanatismos, corre o risco de ser insípido, quando se projecta na política. Estou certo que não será esse o caso.

Por isso, mesmo sabendo que a Feira dos 23 há-de ser o que os seus feirantes livremente quiserem, julgo não praticar uma intromissão abusiva, se manifestar a esperança de que a Feira dos 23 se vá colorindo com nitidez crescente, para vir a assumir, desse modo, um lugar próprio, no lado esquerdo da vida e da cidade.

1 comentário:

aminhapele disse...

Passei pela Feira dos 23.
Gostei das intenções,mas creio que irão ter uma forte concorrência interna.
Ao que dizem,para lá da Cadeia,também o edifício da Câmara poderá ter um novo destino!
Se a Câmara passar para a Quinta das Lágrimas...