domingo, 15 de fevereiro de 2009

Eleições no PS , em Coimbra


Ontem, tiveram lugar na Federação de Coimbra do Partido Socialista as eleições para Secretário-Geral e para delegados ao Congresso, que representem as moções de orientação geral apresentadas.

No plano nacional, José Sócrates concorreu à liderança sem adversários, tendo uma esperada e esmagadora vitória. Naturalmente, a sua moção, verdadeiramente uma moção oficiosa do aparelho do partido, elegeu uma larguíssima maioria de delegados. Quanto às outras duas moções, o que verdadeiramente está em causa é o eco político das suas propostas, o apuramento das suas virtualidades estratégicas e o seu potencial futurante. Quanto à expressão quantitativa do conjunto de delegados conseguidos, sabia-se, à partida, que seria muito reduzida.
Desde logo a Moção pela qual fui eleito delegado, “ Mudar para Mudar “, cujo primeiro subscritor é António Fonseca Ferreira, concorreu apenas a 24 secções, à escala nacional. A moção, cujo primeiro subscritor é António Brotas, chegou às sete. No plano nacional, a primeira elegeu 21 delegados, e a segunda elegeu um.

Em Coimbra, a moção “Mudar para Mudar” concorreu em cinco secções. Dessas cinco secções, venceu em duas ( Educação e PT Comunicações) e foi vencida em três pela moção oficial(Olivais, Sé Nova e São Martinho).

No conjunto dessas cinco secções, os candidatos da moção “Mudar para Mudar” obtiveram 39,6% dos votos e os candidatos a delegado pela moção oficial obtiveram 60,3% dos votos.

Nessas cinco secções, estavam em disputa 10 delegados, tendo a moção “Mudar para Mudar” conquistado 4 (Educação, PT, Sé Nova e Olivais) e a moção oficial conseguido 6 (Olivais-3, S. Martinho – 2 e Sé Nova). [ Em São Martinho, ficámos a um voto de eleger um delegado].

Como se pode ver, tendo como exemplo o caso de Coimbra, mesmo com a grande desvantagem de ser uma moção sem candidato a Secretário –Geral e sem qualquer enraizamento no aparelho do partido, nas secções onde conseguiu apresentar-se ao sufrágio dos socialistas a moção “ Mudar para Mudar “ esteve muito longe de ser esmagada.

Sem comentários: