quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A segunda volta das eleições no Brasil.


Um texto retirado do site da prestigiada revista brasileira de grande circulação CartaCapital , da responsabilidade da respectiva Redacção e datado de hoje , dá-nos conta de que no Brasil os quatro principais institutos de sondagens já divulgaram pesquisas para a segunda volta das eleições presidenciais que vão decorrer no próximo dia 31 de outubro. Eis o texto:

"As diferenças entre Dilma Rousseff e José Serra oscilam de 4,6% a 9%, favoráveis à petista
O Instituto Sensus, em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes, divulgou hoje sua primeira pesquisa para o segundo turno das eleições presidenciais. Segundo ela, Dilma Rousseff teria 52,3% dos votos ante 47,7% de José Serra.
O IBOPE também divulgou nesta quarta-feira sua primeira pesquisa. Em parceria com o Estado de S.Paulo e a Rede Globo, o levantamento apontou Dilma Rousseff com 53% dos votos válidos ante 47% de José Serra.
Se considerados o total de votos, pelo IBOPE, Dilma teria 49% contra 43% de Serra. Ainda estariam indecisos apenas 3% dos eleitores. Outros 5% declararam que votariam em branco ou nulo. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores e tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
As duas pesquisas pouco se diferem das realizadas pelos institutos Datafolha e Vox Populi, divulgadas nos últimos domingo e quarta-feira. Segundo o Datafolha, Dilma teria 54% dos votos válidos ante 46% de Serra. Já pelo Vox Populi, a petista ficaria com 54,5% contra 45,5% do tucano.
Se comparadas as quatro, a maior vantagem para Dilma Rousseff seria a apontada pelo Vox Populi, com 9% e a menor a do Sensus, 4,6%."

Sem comentários: