domingo, 27 de julho de 2008

Viva o Povo Brasileiro !


Li , na imprensa de hoje, que Saramago manifestou expressivo regozijo pela atribuição do Prémio Camões de 2008 ao escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, tendo dito que lhe apetecia gritar: "Viva o Povo Brasileiro!"

Conhecendo os livros mais importantes do escritor brasileiro, adiro em pleno ao destaque que Saramago quis dar ao seu melhor romance. Quando já há um bom par de anos 0 li, senti-me agarrado por uma imensa energia, chegada com naturalidade dos confins da história e apta a projectar-se com ousadia no futuro. Depois dessa entusiasmante leitura, senti que conhecia melhor o Brasil e os brasileiros , tendo colocado na galeria dos escritores que mais admiro mais um autor brasileiro.
Curiosamente, não tinham então decorrido muitos anos sobre a leitura tardia de um outro grande romance de um escritor brasileiro: " O Tempo e o Vento", de Erico Veríssimo.
A comparação foi inevitável : dois livros como dois irmãos, mas muito diferentes um do outro. Ambos exprimindo, no entanto, dois demorados e calorosos olhares sobre o Brasil, sobre o Brasil vivido como história da construção de um povo, que não desiste de viver o futuro de todos os seus passados.
Para ma referir ao romance de João Ubaldo apetece-me usar a palavra "telúrico", especialmente, pensando na sua primeira parte.

Para falar no romance de Erico Veríssimo recorro a uma palavra que ele usou como título de um dos seus outros romances: "saga".

Depois de ter sido galardoado com este prémio o brasileiro Rubem Fonseca, nenhuma atribuição do Prémio Camões me provocou maior regozijo do que esta. Principalmente, pensando no grande romance: "Viva o Povo Brasileiro!".

Sem comentários: