sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Círculos crispados


Vi uma parte da mais recente “Quadratura Círculo”. Desta vez só com a participação de Pacheco Pereira (PP) e Lobo Xavier (LX).

LX pareceu algo tenso. PP pareceu-me crispado. Crispado, como se estivesse revoltado contra a realidade, como se a crise, antes de mais, lhe tivesse pregado uma partida. Um e outro, mas principalmente o segundo, estavam verdadeiramente ferozes contra tudo o que cheirasse a governo. Hiper-reactivos contra Sócrates. Aveludadamente, complacentes quanto à Dr.ª Ferreira Leite.

Ambos pareciam saber que a crise em curso deixou a direita de governo ideologicamente descalça, que o neoliberalismo dominante ficou drasticamente deslegitimado. E é isso, decerto, que tanto os preocupa.

Esperemos que não seja a inépcia da esquerda a permitir-lhes , a curto prazo, respirarem de alívio. E isso poderá muito bem acontecer, se a esquerda se repartir entre os que exigem o enterro do capitalismo nos próximos dias, e os que continuam a engolir os embustes ideológicos com que direita os tem paralisado, deixando-se arrastar para uma perigosa irrelevância histórica.

Sem comentários: