domingo, 4 de maio de 2008

A direita italiana e as suas saudades


A direita italiana, tendo à frente um pós-fascista reciclado, venceu recentemente as eleições para o município de Roma. A vertigem da vitória quebrou o verniz e trouxe, para a luz do dia, a sombra resistente da sua identidade dissimulada: a saudação fascista, como primeira e irresistível arrogância na festa da vitória, voltou.
Como ostensiva saudade ou como ousado prenúncio?
A caldeirada berlusconiana tem o tempero forte de Fini. Será que na alma da velha casa, dita com algum exagero da liberdade, também espreita a sua oportunidade esta identidade escondida?

2 comentários:

aminhapele disse...

Tenho um certo carinho pelas vacas.
Aquelas vaquinhas leiteiras que,apesar de tudo,ainda vemos nos nossos campos.
Quando são de cerâmica gosto das de Delft.
As outras,de barro mal amassado,mesmo que tenham laçarotes avermelhados,são feias e mal cheirosas...
Mal por mal,antes o galo de barcelos chinês...

Anónimo disse...

Os partidos coligados da esquerda perderam porque estavam excessivamente envolvidos em lutas partidária e inter-partidárias.
Na Itália, durante décadas, não se fez o que Sócrates concretizou em três anos quando foi ministro do Ambiente, isto é, substituiu mais 300 lixeiras a céu aberto por uma dúzia de centrais de tratamento de lixos e incineração das quantidades residuais..

Hoje, o lixo industrial está a ser queimado nas cimenteiras com o mesmo resultado nefasto do combustível utilizado normalmente pelas mesmas que era carvão ou resíduo industrial do que fica da refinação do petróleo bruto e também pneu velhos que estão há muito a ser queimados nas cimenteiras, tendo desaparecido como lixo da nossa paisagem. Não sei se alguém se lembra quando enchiam por aí vastas áreas do país.

Em breve, poderemos deixar de ter tantos lagos de óleos e lamas inquinadas, nomeadamente na zona de Sines com efeitos tremendamente negativos para o ambiente.

A esquerda italiana não resolveu o problema, como Berlusconi e a dirieita também não tinha resolvido, mas o povo acredita que agora o "Cavalieri" vai ser capaz de limpar quilómetros e quilómetros de estradas ladeadas por montanhas de lixo.