quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Economia Social - nova pós-graduação


Economia Social - Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade


Março, Abril e Maio de 2010, FEUC, Coimbra


Organização:

Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social
Faculdade de Economia
Universidade de Coimbra


O objecto desta pós-graduação é o estudo da economia social nas suas várias vertentes organizativas, com destaque para as que têm uma identidade historicamente mais marcada e uma importância social mais nítida, como é o caso das cooperativas, das mutualidades e das instituições de solidariedade social no seu todo. Isso não significa que se ignorem os outros aspectos da economia social.


O modo de abordarmos esta formação é o de suscitar conhecimentos que permitam uma familiaridade maior com os problemas que os protagonistas destas organizações vivem no seu dia a dia, para que possam ser assim ajudados a pilotá-las através das conjunturas socioeconómicas que atravessem.


Começará por se reflectir sobre o que é a economia social, sem menosprezar uma análise específica das cooperativas, das mutualidades e das instituições de solidariedade social, em si próprias. Serão examinados os fundamentos da gestão das organizações de economia social. Será analisada a ordem jurídica do cooperativismo, do mutualismo e das instituições de solidariedade social. Avaliar-se-á como se inserem as empresas sociais na mudança social e como se articulam com as correspondentes políticas públicas. Será apreciada a importância da gestão da qualidade na vida das organizações da economia social. Ver-se-á como nela se reflectem as políticas de emprego. Será destacado o papel que desempenham, ou podem desempenhar, as instituições da economia social, como parceiros confiáveis, nos processos de desenvolvimento social em que se envolvem. Por último, dedicar-se-á particular atenção às questões de ética empresarial, projectadas na responsabilidade social das empresas e, por essa via, necessariamente presentes na identidade das organizações de economia social.


O Curso compreenderá um conjunto de módulos temáticos pelos quais se responsabilizarão diversos membros do CECES, incluindo também diversas conferências que ficarão a cargo de conferencistas nacionais e estrangeiros.



APRESENTAÇÃO

A Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Economia, confere um Diploma de Pós-Graduação em Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade. O curso rege-se pelo sistema europeu de créditos, correspondendo a 20 ECTS.


PLANO DE ESTUDOS

ECTS distribuídos pelas áreas científicas de Gestão, Economia, Sociologia e Direito.
Unidades Curriculares

— Introdução à economia social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade social.

— Empreendedorismo social, políticas e mudança social

— Fundamentos da gestão das organizações da economia social

— Empresas e sociedade: da ética à responsabilidade social

— Políticas de emprego e economia social

— Direito cooperativo e da economia social

— Gestão da qualidade nas organizações da economia social

— O desenvolvimento local como estratégia de desenvolvimento


Seis conferências temáticas de especialistas nacionais e estrangeiros.

As aulas decorrem nos meses de Março, Abril e Maio

às Sextas-feiras e aos Sábados.


COORDENAÇÃO

— Rui Namorado

— Patrícia Moura e Sá


CORPO DOCENTE

- Rui Namorado

- Sílvia Ferreira

- Patrícia Moura e Sá

- Teresa Carla Oliveira

- Filipe Almeida

- Margarida Antunes

- Bernardo Campos


REGIME DE AVALIAÇÃO E DIPLOMA

A classificação final do curso é obtida pela avaliação do trabalho final, com um peso de 80 %, e pelo resultado da avaliação contínua da participação no conjunto dos módulos temáticos, com um peso global de 20%, repartido pelos módulos na proporção dos ECTS correspondentes a cada um deles.Pela conclusão com aprovação do curso, será atribuído um Diploma de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade.”

HABILITAÇÕES DE ACESSO

Serão admitidos à candidatura a matrícula no curso os titulares de licenciatura, ou equivalente legal.Excepcionalmente, no caso de existirem vagas, podem ser admitidos os detentores de um currículo profissional relevante marcado pela sua actividade em organizações da economia social, mesmo que não sejam titulares de uma licenciatura.

CANDIDATURAS

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Secretariado de Pós-Graduações

Av. Dias da Silva, 165

3004-512 COIMBRA

Telefone +351 239 790 501

Fax +351 239 790 514


Procurar mais informações em
www4.fe.uc.pt/cec
www.fe.uc.pt

1 comentário:

gui castro felga disse...

grande ideia.
genial.
muitos parabéns.

(já estou a preparar a candidatura!)