domingo, 31 de maio de 2009

Eleições europeias:novas comparações

Nos quadros acima divulgados, comparam-se as sondagens feitas sobre as opções de voto quanto às próximas eleições europeias, que até hoje foram tornadas públicas. Estão ordenadas de acordo com as datas em que foram concluídos os respectivos trabalhos de campo.

O primeiro quadro corresponde a uma comparação global [ Clicando-se sobre os quadros, eles podem aumentar, tornado-se de mais fácil leitura]. Os outros quadros representam comparações das sondagens feitas por cada uma das empresas de sondagens, que assim revelam com clareza o tipo de evolução das expectativas de voto entre duas datas.

No quadro global, o PS mantém-se como primeiro partido nas nove sondagens, sendo o último o PP, também em todas elas. O BE é o terceiro partido, em sete das nove sondagens, lugar que numa outra é ocupado pela CDU, havendo empate na restante.

As diferenças entre o PS e o PSD, segundo partido nas nove sondagens, oscilam entre um mínimo de 0,2% e um máximo de 7,3%.

Comparando os quadros de cada uma das quatro empresas de sondagens, apuramos que :

1. Na Marktest, todos os partidos desceram da 1ª para a 2ª, excepto o PP que subiu 0,2%. Mas, enquanto o PS desceu 1,2 %, o PSD desceu 2,8 %.

2. Na Intercampus,o PS subiu 3,4%, o PSD desceu 1,5%, o BE caiu de 18 para 9,9%, a CDU desceu apenas 0,2%, mas o PP ficou reduzido a metade, caindo para os 3,5%.

3. Na Aximage, só o PP subiu: 0,8%. O PS desceu 0,3%, o PSD 1,2%, o BE 0,7% e a CDU 0,8%.

4. Na Eurosondagem, o PS subiu 1,2%, o PSD subiu 0,4% e a CDU 0,3%. O PP desceu 0,4 e o BE 1,3%.

Nas quatro comparações feitas, verifica-se que a distância, entre o PS e o PSD, aumentou sempre, entre a primeira e a segunda sondagens, feitas por cada empresa. A ideia de um PS a descer e de um PSD a subir é, portanto, uma das mentiras que alguns apaniguados da Drª Verdades Ferreira Leite usam. Procuram assim, certamente, mascarar resultados que não confirmam a lenda propagandeada pela comunicação social que lhes é fiel e pelos notáveis do PSD, que usam o disfarce público de comentadores "independentes", segundo a qual a prestação de Pernóstico Rangel é excelente e a de Vital Moreira deixa a desejar.

Dito isto, talvez se deva sublinhar que, embora tendo ficado mais sólida do que anteriormente, a hipótese de uma vitória do PS, de modo nenhum se pode dar como adquirida. O PP também parece solidamente ancorado no 5º lugar, enquanto a terceira do posição do BE mostra maior vulnerabilidade, perante a concorrência da CDU, do que anteriormente.

No blog Margens de Erro, pode encontrar-se um aprofundamento muito esclarecedor da informação disponível sobre sondagens, devendo ser dito que ele é a minha fonte privilegiada neste campo.

3 comentários:

Osvaldo Castro disse...

Caro Rui,

Fiz link para o "Praça Stephens"
Abraço.

Anónimo disse...

O Bloco de Esquerda será, apesar do 3.º lugar, o grande vencedor das eleições para o Parlamento Europeu.

RN disse...

RN em conversa:

Vencedor das eleições vai ser o Partido mais votado, isto é, o PS ou o PSD.O resto é mudar o significado ás palavras.

Por isso, confundir um provável terceiro lugar com uma vitória é uma manisfestação de um pensamento ilusório, que nunca é bom conselheiro na política.

É claro, que o facto de não ser vitorioso não impede o BE de ter um bom resultado, que um 3º lugar necessariamente será.