
O primeiro quadro corresponde a uma comparação global [ Clicando-se sobre os quadros, eles podem aumentar, tornado-se de mais fácil leitura]. Os outros quadros representam comparações das sondagens feitas por cada uma das empresas de sondagens, que assim revelam com clareza o tipo de evolução das expectativas de voto entre duas datas.
No quadro global, o PS mantém-se como primeiro partido nas nove sondagens, sendo o último o PP, também em todas elas. O BE é o terceiro partido, em sete das nove sondagens, lugar que numa outra é ocupado pela CDU, havendo empate na restante.
As diferenças entre o PS e o PSD, segundo partido nas nove sondagens, oscilam entre um mínimo de 0,2% e um máximo de 7,3%.
Comparando os quadros de cada uma das quatro empresas de sondagens, apuramos que :
1. Na Marktest, todos os partidos desceram da 1ª para a 2ª, excepto o PP que subiu 0,2%. Mas, enquanto o PS desceu 1,2 %, o PSD desceu 2,8 %.
2. Na Intercampus,o PS subiu 3,4%, o PSD desceu 1,5%, o BE caiu de 18 para 9,9%, a CDU desceu apenas 0,2%, mas o PP ficou reduzido a metade, caindo para os 3,5%.
3. Na Aximage, só o PP subiu: 0,8%. O PS desceu 0,3%, o PSD 1,2%, o BE 0,7% e a CDU 0,8%.
4. Na Eurosondagem, o PS subiu 1,2%, o PSD subiu 0,4% e a CDU 0,3%. O PP desceu 0,4 e o BE 1,3%.
Nas quatro comparações feitas, verifica-se que a distância, entre o PS e o PSD, aumentou sempre, entre a primeira e a segunda sondagens, feitas por cada empresa. A ideia de um PS a descer e de um PSD a subir é, portanto, uma das mentiras que alguns apaniguados da Drª Verdades Ferreira Leite usam. Procuram assim, certamente, mascarar resultados que não confirmam a lenda propagandeada pela comunicação social que lhes é fiel e pelos notáveis do PSD, que usam o disfarce público de comentadores "independentes", segundo a qual a prestação de Pernóstico Rangel é excelente e a de Vital Moreira deixa a desejar.
Dito isto, talvez se deva sublinhar que, embora tendo ficado mais sólida do que anteriormente, a hipótese de uma vitória do PS, de modo nenhum se pode dar como adquirida. O PP também parece solidamente ancorado no 5º lugar, enquanto a terceira do posição do BE mostra maior vulnerabilidade, perante a concorrência da CDU, do que anteriormente.
No blog Margens de Erro, pode encontrar-se um aprofundamento muito esclarecedor da informação disponível sobre sondagens, devendo ser dito que ele é a minha fonte privilegiada neste campo.
3 comentários:
Caro Rui,
Fiz link para o "Praça Stephens"
Abraço.
O Bloco de Esquerda será, apesar do 3.º lugar, o grande vencedor das eleições para o Parlamento Europeu.
RN em conversa:
Vencedor das eleições vai ser o Partido mais votado, isto é, o PS ou o PSD.O resto é mudar o significado ás palavras.
Por isso, confundir um provável terceiro lugar com uma vitória é uma manisfestação de um pensamento ilusório, que nunca é bom conselheiro na política.
É claro, que o facto de não ser vitorioso não impede o BE de ter um bom resultado, que um 3º lugar necessariamente será.
Enviar um comentário