sábado, 22 de novembro de 2008

Um livro sobre Gorz


Foi publicado recentemente em França um pequeno livro que nos proporciona uma esclarecedora viagem através da obra de André Gorz. Arno Münster, seu autor, conheceu pessoalemnte Gorz de quem foi amigo e é um cultor da sua obra.
De facto, "André Gorz ou le Socialisme Difficile"mostra bem a densidade dos escritos deste francês de adopção, nascido na Austria,em Viena , em 1923 e falecido em França, em 24 de Setembro do ano passado. Estando no seu início este blog abordou detalhadamente o dramático acontecimento, tendo-se então detido na vida e obra de Gorz.
Gorz, amigo e admirador de Sartre, foi um dos pensadores mais originais do século XX, que, aliás, muito contribuiu para arejar o pensamento socialista e para humanizar o marxismo, reconciliando-o consigo próprio e com a realidade actual, de modo a potenciar a sua utilidade como precioso instrumento crítico. Tanto mais precioso quanto mais completamente for expurgado da ganga sectária, quase religiosa, dos seus cultores dogmáticos das várias vulgatas que o têm ensombrado.
Movendo-se ideologicamente à margem dos sectarismos partidários, aproximou-se de Ilich, partilhou a modernidade dos ecologistas socialistas, com a mesma independência com que se aproximara dos sindicalistas mais criativos, como foi o caso de Bruno Trentim, algumas décadas atrás.
E quem tenha vivido a crise académica de 1969, em Coimbra, ou quem tenha frequentado as suas memórias e evocações, bem pode ter encontardo referências a Gorz, que, na verdade, já então nos ajudou a pensar as nossas próprias lutas.
Pelo menos a mim, nunca deixou de me marcar profundamente, ao longo da sua vasta obra, que sempre vim acompanhando com atenção e proveito.
Voltando ao livro: talvez possamos dizer, para concluir, que ele tanto pode ser um incentivo para se ler Gorz, quanto àqueles que o não tenham feito, como pode constituir um guia, para quem já se tenha embrenhado nos aprazíveis labirintos do pensamento de "gorziano".

Sem comentários: