quinta-feira, 23 de abril de 2009

Eleições autárquicas: entre o pavor e a esperança



Se hoje fosse o dia 1 de Abril teria achado piada à peregrina notícia, hoje saída no “Campeão das Províncias”, de que o candidato à Câmara Municipal de Coimbra pelo Partido Socialista será o Eng.º João Vasco Ribeiro.

É claro que o referido independente não tem culpa nenhuma que utilizem o seu nome para indecifráveis manobras de bastidores. Os seus méritos pessoais e profissionais não estão em causa, não constituindo, de modo nenhum, em termos absolutos, um obstáculo a uma hipotética candidatura. Mas para uma escolha como esta, a apreciação de um candidato depende de uma conjugação de múltiplos factores, alguns dos quais conjunturais, e implica sempre uma avaliação de mérito relativo dos vários possíveis candidatos.

Ora, nas actuais circunstâncias, seria muito estranho que se fosse buscar um candidato ao campo dos independentes, quando entre os militantes do PS se encontraria facilmente, pelo menos, uma dezena de hipóteses claramente melhores.

Aliás, se a notícia acima referida fosse mais do que uma simples hipótese especulativa, isso quereria objectivamente dizer que o PS estava a tentar tudo para não recuperar a Câmara nas próximas eleições. Seria uma opção temerária, já que mesmo que se pensasse que aqui pouco se joga nas autárquicas (o que me pareceria estranho e contrário ao que têm sido as posições assumidas publicamente pelos responsáveis concelhios e distritais), deve recordar-se que uma candidatura fraca nessas eleições pode contaminar negativamente as eleições legislativas.

Aliás, esta fantasia seria tanto mais estranha, quanto há já algum tempo a esta parte parecem estar a reunir-se condições para uma candidatura autárquica em Coimbra que prestigie o PS, que torne verosímil a recuperação da maioria socialista na Câmara Municipal de Coimbra e que tenha efeitos positivos na própria vida interna do PS, no concelho e no distrito.

Se esta pequena luz há algum tempo visível acabar por se revelar ilusória para ser substituída por uma solução como aquela que se noticia, tudo poderá voltar à estaca zero; e adeus Câmara, adeus desanuviamento, adeus perspectivas futurantes.

Por tudo isto, quero crer que a notícia que comento é apenas um fogo-fátuo que em breve estará esquecido.

Olhemos em frente. Todos nós, no PS em Coimbra, estamos quase a conseguir o que há alguns meses parecia impensável. Não desperdicemos a feliz conjugação. Lembremo-nos: estamos quase. Todos. Quase.

5 comentários:

Anónimo disse...

A esperança: Luís Marinho

Anónimo disse...

Podia bem ser.

De facto,o LM poderia ter um efeito indirecto de pacificação interna do PS. E uma vez que tem prestígio e notoriedade pública talvez representasse uma hipótese credível da recuperação da Câmara.

Anónimo disse...

Luis Marinho é candidato à Câmara da Figueira da Foz.
Decidido na passada Quarta-Feira em Lisboa...

Em Coimbra o candidato é Henrique Fernandes.

Um abraço deste camarada anónimo mas que gosta de vos ver bem informados...

Saudações Socialistas...

Anónimo disse...

RN responde ao camarada anónimo das 17 h e 30 m:

Alguém tentou envolvê-lo numa manobra de contra-informação.

Anónimo disse...

Se não é contra-informação é um suicídio político para o HF e a garantia que o PS em Coimbra caminha para desastres crescentes.