sábado, 28 de abril de 2012

SEGUNDO COLÓQUIO DO MANIFESTO

1. O “CLUBE MANIFESTO – para uma renovação socialista”, está a promover uma série de colóquios, realizando-se o próximo, mais uma vez, em Coimbra.
Tal como o anterior, este Colóquio é abertos a todos os cidadãos interessados. Isto não nos impede de convidar muito especialmente os militantes do PS a participarem nele.




2. Este segundo colóquio vai ter lugar, no dia 5 de Maio, sábado, às 14 h e 30 m, no Hotel D. Luís, em Coimbra.
O tema do colóquio será: “Reformar a política autárquica: inovação e território”.
A interveniente convidada será Maria Manuel Leitão Marques, Professora Catedrática da FEUC e Secretária de Estado no anterior Governo.
O interveniente membro do Clube Manifesto será Nuno Filipe.
O debate será moderado por Romero de Magalhães.
Como se pode ver pela sua leitura, o nosso “Manifesto” sublinhou a necessidade de uma “qualificação equilibrada dos territórios “, defendendo que:”O território, como espaço onde se conjugam iniciativas e protagonismos nele enraizados, é o ponto de partida e a referência básica para o desenvolvimento local. As sinergias entre processos geograficamente articuláveis são um poderoso factor de propulsão de uma expansão democraticamente vivida de todos eles. E serão especialmente potenciadas por uma diversificação dos patamares de decisão democraticamente legitimados, permitindo uma adequada descentralização de competências, indutora de uma maior agilidade do poder político e de um acréscimo da sua racionalidade.”
É nesta perspectiva que devemos encarar todo o processo de reforma administrativa em curso, cientes de que o nível de aprofundamento que conseguirmos alcançar na sua análise e a qualidade da respectiva reflexão política que formos capazes de colectivamente protagonizar, vão determinar até onde chegaremos nas próximas eleições autárquicas. Este colóquio pretende ser uma etapa nesse processo de reflexão, para o qual, necessariamente, está convocado todo o povo socialista.


Pelo “CLUBE MANIFESTO – para uma renovação socialista”,


Rui Namorado

Sem comentários: