terça-feira, 3 de abril de 2012

OS COLÓQUIOS DO MANIFESTO

1. O “CLUBE MANIFESTO – para uma renovação socialista”, vai promover uma série de colóquios, realizando-se os dois primeiros em Coimbra.

Sublinhamos que os Colóquios são abertos a todos os cidadãos interessados. Isto não impede que convidemos muito especialmente todos os militantes do PS a participarem neles, já que, não sendo os únicos protagonistas relevantes das problemáticas abordadas, estão certamente entre os principais.

2. O primeiro dos colóquios vai ter lugar, no próximo dia 14 de Abril, às 15 horas, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Av. Dias da Silva, nº165).

O tema do colóquio será: “Partido Socialista – metamorfose ou estagnação?”
O interveniente convidado será Alberto Martins, deputado e dirigente nacional do PS.
O interveniente membro do Clube Manifesto será Rui Namorado.
O debate será moderado por Araújo Barbosa.

Como se pode ler na Introdução do nosso “Manifesto”, já divulgado em Junho de 2011: “o PS tem que viver uma metamorfose conducente a um novo tipo de partido, com uma nova atitude perante a sociedade, orientações políticas renovadas nos aspectos propulsores da transformação social, novo tipo de protagonismo na construção europeia e um forte activismo em todas as instâncias internacionais que procurem um horizonte socialista”.

É toda esta problemática que queremos discutir neste primeiro Colóquio, de modo a que a troca de ideias, que certamente ocorrerá, nos ajude a ir mais além. De facto, por vezes, é olhando um pouco mais para diante, que damos com mais segurança os próximos passos. Não queremos fugir ao imediato, mas sabemos que sem um horizonte de referência dificilmente podemos acertar na escolha do caminho

3. O segundo colóquio vai ter lugar, no dia 5 de Maio, às 14 h e 30 m, no Hotel D. Luís, em Coimbra.

O tema do colóquio será: “Reformar a política autárquica: inovação e território”.
A interveniente convidada será Maria Manuel Leitão Marques, Professora Catedrática da FEUC.
O interveniente membro do Clube Manifesto será Nuno Filipe.
O debate será moderado por Romero de Magalhães.

O “Manifesto” sublinhou também a necessidade de uma “qualificação equilibrada dos territórios “, defendendo que:”O território, como espaço onde se conjugam iniciativas e protagonismos nele enraizados, é o ponto de partida e a referência básica para o desenvolvimento local. As sinergias entre processos geograficamente articuláveis são um poderoso factor de propulsão de uma expansão democraticamente vivida de todos eles. E serão especialmente potenciadas por uma diversificação dos patamares de decisão democraticamente legitimados, permitindo uma adequada descentralização de competências, indutora de uma maior agilidade do poder político e de um acréscimo da sua racionalidade.”

É nesta perspectiva que devemos encarar todo o processo de reforma administrativa em curso, cientes de que o nível de aprofundamento que conseguirmos alcançar na sua análise e a qualidade da respectiva reflexão política que formos capazes de colectivamente protagonizar, vão determinar até onde chegaremos nas próximas eleições autárquicas. Este colóquio pretende ser uma etapa nesse processo de reflexão, para o qual, necessariamente, está convocado todo o povo socialista.

Pelo “CLUBE MANIFESTO – para uma renovação socialista”,
Rui Namorado

1 comentário:

folha seca disse...

Caro Rui Namorado
Não sendo membro do PS mas, interessado como cidadão apoiante, parece-me que a discussão colectiva é necessária.
Sou dos que pensa que uma valente enchurrada pode ser mais benéfica do que a estagnação das águas paradas.
Cumprimentos
Rodrigo