segunda-feira, 16 de abril de 2012

PS - metamorfose ou estagnação ?

[Mesa do colóquio - Alberto Martins, Araújo Barbosa e Rui Namorado]


O “CLUBE MANIFESTO – para uma renovação socialista”, promoveu no passado sábado, dia 14 de Abril, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o primeiro de uma série de colóquios .

O tema foi: “Partido Socialista – metamorfose ou estagnação?”. A sessão foi aberta por Araújo Barbosa que, após uma breve saudação em nome do clube, deu a palavra a Rui Namorado, que sublinhou a urgência de uma metamorfose do PS. Encerrando as intervenções , Alberto Martins, deputado e membro do Secretariado Nacional PS, apresentou um amplo painel dos problemas que o PS tem pela frente em Portugal e os socialistas europeus na Europa.

Abriu-se depois um animado debate, no decurso do qual ficou clara a necessidade de se conseguir que o PS caminhe, com decisão, rumo à sua completa transformação, de modo a adquirir uma robustez que lhe permita resistir aos cercos que o têm envolvido e vão continuar a envolver.


Repetindo um excerto do “Manifesto”, fundador do nosso Clube, permito-me sublinhar , uma vez mais , que : “o PS tem que viver uma metamorfose conducente a um novo tipo de partido, com uma nova atitude perante a sociedade, orientações políticas renovadas nos aspectos propulsores da transformação social, novo tipo de protagonismo na construção europeia e um forte activismo em todas as instâncias internacionais que procurem um horizonte socialista”.

Sem comentários: