domingo, 9 de agosto de 2009

A aristocracia dos interesses

Julgam-se a aristocracia da direita. Medem a própria ferocidade pela rasteirice dos insultos com que julgam apoucar tudo o que lhes cheire, ainda que vagamente, a esquerda.
Nesta quadra eleitoral, estão especialmente excitados, numa sofreguidão de atacar o governo, de combaterem tudo o que julgam poder pôr em risco o poder dos seus senhores. Gulosos, sonham-se já assessores, chefes de gabinete, avençados de luxo ou mesmo, quem sabe, secretários de Estado.
Os poderes fácticos abrem-lhes espaço nos seus jornais, onde naturalmente se promovem também os seus blogs.
Se a História lhes tivesse concedido a graça de ter feito durar a "outra senhora" seriam hoje eis-esperanças da Mocidade Portuguesa ou "eis-rebeldes" do Jovem Portugal, a caminho de um destino marcado: assessores, chefes de gabinete, avençados de luxo ou mesmo, quem sabe, secretários de Estado, de um governo liderado por um qualquer Salazar empalhado que ficcionasse a sua própria eternidade.
Julgam-se leões de uma direita feroz, modernaça e tecnocrática, mas para os seus verdadeiros donos são apenas caniches que se podiam levar a passear nas esplanadas chiques da "linha", em tardes modorrentas de descuidada indolência.
Vêem-se já na história, estudados pela filosofia das ideias, ignoram que estão afinal destinados a ser apenas estudados pela zoologia dos interesses.

9 comentários:

JG disse...

Não se dão conta de quanto os seus entusiasmos deverão ser excessivos tendo em conta as últimas intervenções de outros aristocratas de direita, bem menos entusiastas e mais disciplinados na gulodice.

Anónimo disse...

Nao esquecer a porta aberta aos "independentes", por onde entra a direita inteligente , para apanhar o poder.Não é assim ,camaradas SOCIALISTAS da Figeira?

Anónimo disse...

O candidato Ataíde ao sair a barra perdeu logo o rumo.Enganou se de tripulação...

Anónimo disse...

É uma vergonha, o caso da Figueira! Onde ficam os militantes? Eu respondo, de fora a trabalhar para os independentes serem eleitos.

Anónimo disse...

Eleitos?alguns, poucos. Responsávéis,procuram-se.

Anónimo disse...

Responsáveis: Portugal e paredes. Fizeram de tudo para não ser o Luís Marinho, agora vejam o resultado. Bando de incompetentes!

b m disse...

Caro RN,

PARABÉNS!
Não posso deixar de sentir "inveja" por não ter sido eu a escrever o texto.
É facto que sempre me faltaria o talento, mas também é facto que ao lê-lo senti-o como se eu próprio o tivesse escrito.
É uma pequena pérola literária e política que não podia ser mais oportuna.
Apenas uma nota : a aristocracia dos interesses é movida não tanto pela sofreguidão do ataque ao governo, com quem de resto tem um longo conúbio de mais de quatro anos, mas sim pelo ódio à ESQUERDA. Que esta, sim, mete-lhe medo.
Com a devida vénia e a tua tácita autorização, vou trancrevê-la no m/ blog.
Um abraço.
BM

RN disse...

Caro BM:

É sempre bom ter amigos.

Já agora, a tua nota é a parte de fantasia a que te obriga a perpspectiva em que te colocas no acrual xadrez político.

Abraço.

RN

Anónimo disse...

Obviamente, actual e não acrual.