quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fim da confusão ?


Afinal, pude ver no DC a posição de João Vasco Ribeiro que foi objecto do comentário do Henrique Fernandes. Pelo que li, está afastada uma das nuvens: o pré-candidato veio dizer que não queria passar a candidato.


Subsiste o embaraço de se ter envolvido um cidadão sem filiação partidária, mas que tem mostrado publicamente alguma proximidade com o PS, numa confusão que não pode deixar de o ter incomodado. São-lhe devidas desculpas.

Adivinha-se o risco de o labirinto continuar a labirintar. Mas se o PS de Coimbra sair desta encrenca sem precisar de respiração assistida, há algumas lições que merecem ser aprendidas e recordadas.

Primeiro: os lugares de candidatos em listas do PS não devem ser confundidos com oportunidades de fazer carreira, ou de ganhar um daqueles pequenos troféus que se penduram nas paredes da vaidade. Deve, pelo contrário, ser uma procura dos melhores, dos que já tenham um prestígio público adquirido, pela sua anterior vida cívica, científica, social, literária, artística ou profissional, daqueles que com a sua candidatura potenciem a força do PS, sendo o trabalho dos responsáveis o de os convencer a aceitar o encargo e o de lhes garantir apoio leal e efectivo.

Segundo: só pode fazer sondagens formais à disponibilidade de potenciais candidatos e, especialmente, convites, quem tiver mandato expresso ou estatuto formal que legitime essas iniciativas.

O que acabo de dizer parece óbvio. E é. Mas eu não acredito que, tendo eu tido conhecimento pessoal de, pelos menos, dois convites para integrarem candidaturas a autarquias de Coimbra, feitos por militantes que não tinham mandato nem competência estatutária para tal, só esses dois casos tenham ocorrido.

E que não haja ilusões: não basta pôr o carimbo do PS numa lista incaracterística para que os votos caiam no nosso bornal como por milagre. Não caiem e os eleitores vão ficando cada vez mais chateados com as confusões.

Por falar em confusão, espero bem que, neste caso, se consiga uma solução que não envergonhe. E, já que estamos a falar em candidatos, também espero que para as listas de candidatos a deputados, se cometa a proeza de fazer com que sejam uma agradável surpresa.

11 comentários:

ahp disse...

"E que não haja ilusões: não basta pôr o carimbo do PS numa lista incaracterística para que os votos caiam no nosso bornal como por milagre. Não caiem e os eleitores vão ficando cada vez mais chateados com as confusões."

Grande verdade!

Gama disse...

A decadência continua. Também em Coimbra se precisa de um biombo. Parece que o PS, na parte e no todo, precisa de uma descida aos infernos.
JG

Anónimo disse...

Concordo com tudo quanto antecede.
DC

Anónimo disse...

Saiu o cidade

Anónimo disse...

Alguns dos que hoje se apressam a vir a público carpir a indecisão do Henrique Fernandes fizeram parte do grupo de "combate" que meticulosamente dificultou e dinamitou o caminho que o Henrique tentava percorrer.

Anónimo disse...

Estamos a assistir ao cair das máscaras dos dirigentes mortos-vivos de um PS que já acabou. Na Oliveira Matos funciona a consulta externa do Sobral Cid.

Anónimo disse...

E funciona há já muito tempo!

Anónimo disse...

Será ainda possível uma varridela geral para salvar alguns cacos?

Anónimo disse...

"Alguns dos que hoje se apressam a vir a público carpir a indecisão do Henrique Fernandes fizeram parte do grupo de "combate" que meticulosamente dificultou e dinamitou o caminho que o Henrique tentava percorrer."
A citação acima é infelizmente uma realidade e é bom que se tire daqui uma lição de responsabilidade.

Anónimo disse...

Independente para a Camara, independente para a AM e independente para mandatário! O PS em Coimbra acabou? Há quantos anos é o Batista presidente da Federação?

Anónimo disse...

Já há alguma sondagem para a Câmara? :)